Como se calcula a frequência no Programa Pé-de-Meia?

A frequência escolar é um fator essencial para os estudantes que participam do programa Pé-de-Meia, destinado a [color=yellow]incentivar o comparecimento às aulas e a conclusão de etapas educacionais.[/color]

O programa, que pode garantir até R$ 9.200 ao longo do ensino médio, exige que os alunos mantenham uma assiduidade mínima de 80% para continuarem recebendo as parcelas mensais.

Hoje, vou falar sobre [color=purple]como essa frequência é calculada[/color] e responderemos a algumas das principais dúvidas dos beneficiários.

:graduation_cap: Frequência escolar: Critérios e importância

Para continuar recebendo o incentivo financeiro, os alunos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) precisam garantir uma presença mínima de 80% nas aulas.

Caso essa meta não seja atingida em determinado mês, o pagamento daquela parcela é suspenso.

No entanto, há a possibilidade de recuperação: ao melhorar a frequência nos meses subsequentes e alcançar uma média de 80%, o aluno pode receber a parcela anteriormente bloqueada.

:bar_chart: Como a frequência é calculada?

A frequência é monitorada de forma contínua, levando em conta a presença mensal e a média acumulada ao longo do ano letivo.

Isso significa que o desempenho de um mês impacta diretamente os pagamentos futuros. A tabela abaixo ilustra como a frequência é considerada no cálculo:

Mês Frequência (%) Pagamento
Janeiro 85% Pago
Fevereiro 75% Bloqueado
Março 80% Pago

:clipboard: Consulta de histórico: Onde e como?

Os alunos podem consultar seu histórico de comparecimento diretamente nas escolas. É essencial que qualquer falta seja justificada o mais rápido possível junto à secretaria escolar para que o registro seja atualizado adequadamente.

Lembre-se, registrar a presença durante a chamada é fundamental para evitar discrepâncias no cálculo da frequência.

:money_bag: Calendário de pagamentos e beneficiários

A primeira parcela de R$ 200 já começou a ser depositada para novos beneficiários, cujas famílias estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 15 de junho de 2024. O pagamento segue até 2 de setembro, conforme a data de nascimento dos estudantes.

Para os que já estavam no programa, os depósitos também estão sendo realizados de acordo com o calendário vigente.

Caso você tenha dúvidas adicionais sobre como a frequência impacta o seu pagamento, acesse a seção de Perguntas Frequentes do programa Pé-de-Meia.

Com uma gestão eficaz da frequência, os alunos têm a oportunidade de garantir o suporte financeiro necessário para continuar seus estudos e alcançar novos patamares educacionais. :graduation_cap:

7 curtidas

Alguém pode me explicar como funciona o programa Pé-de-Meia e como é calculada a frequência para receber o incentivo? Eu tô meio perdido sobre esse assunto.

8 curtidas

O programa Pé-de-Meia é voltado para estudantes do ensino médio que precisam manter uma frequência mínima de 80% nas aulas para receber as parcelas do incentivo.

Cada vez que você vai à escola, isso é registrado, e no final do mês, eles calculam se você atingiu essa porcentagem.

Se não atingir, não recebe o valor daquele mês, mas se nos meses seguintes você melhorar a frequência e alcançar os 80% de média, pode receber o valor que estava bloqueado.

Já deu uma olhada no aplicativo Jornada do Estudante? Ele mostra sua frequência certinha

Além disso, tem alguns tópicos aqui no Net Dinheiro que podem te ajudar melhor nesse quesito.

7 curtidas

Pessoal, e isso vale também para quem está na EJA? Eu estudo à noite, e às vezes é complicado manter a frequência alta por conta do trabalho. O que acontece se eu não conseguir bater os 80%?

8 curtidas

Galera, só pra deixar claro, o incentivo é de até R$ 9.200 ao longo do ensino médio, certo? Eu ouvi que esse valor pode variar dependendo da frequência e do desempenho em cada etapa. Alguém confirma isso?

8 curtidas

Sim, @marciavictoria, vale para todos, incluindo quem está na EJA! O que acontece é que se você não atingir os 80% em algum mês, o pagamento daquele período é suspenso, mas pode ser liberado posteriormente se você conseguir recuperar a frequência média.

Eu recomendo sempre justificar suas faltas o quanto antes na secretaria da escola, isso ajuda bastante. Dá uma olhada nesse vídeo aqui :point_down:t5:

Exatamente! O valor total pode chegar até R$ 9.200, mas isso depende de você manter a frequência e também de passar de ano.

Cada etapa concluída com sucesso pode te garantir um depósito extra. Por isso, é importante ficar de olho na sua presença e nas notas!"

7 curtidas