Vejo muita gente comentando sobre auxílios diferentes, mas não sei como verificar se tenho direito a algum deles. Existe algum site ou forma confiável de consulta?
Sim, existe forma confiável de consultar. O principal é o CadÚnico. Se você estiver com o cadastro atualizado, vários benefícios usam essas informações automaticamente.
Eu também achava que não tinha direito a nada além de um benefício. Fui no CRAS atualizar meu CadÚnico e descobri que podia receber outro auxílio. Vale muito a pena conferir.
O site gov.br e os aplicativos oficiais do governo mostram se você está inscrito e se existe algum benefício ativo no seu nome.
Se você quer saber se tem direito a algum benefício social que não está recebendo, o caminho mais confiável é consultar pelo gov.br e conferir se o seu CadÚnico está em dia. A maioria dos auxílios usa essas informações, então se algo estiver errado ali, você pode ficar de fora mesmo tendo direito.
Passo a passo simples para consultar no gov.br
-
Acesse o gov.br
-
Faça login com CPF e senha (se não tiver conta, dá para criar na hora)
-
Depois de entrar, procure a parte de benefícios ou assistência social
-
Veja se aparece algum benefício ativo, suspenso ou em análise no seu nome
-
Se não aparecer nada, verifique sua situação no CadÚnico
-
Se ficar confuso ou não entender o resultado, vá até o CRAS da sua cidade com seus documentos
Na maioria das vezes, quando não aparece benefício nenhum, o problema é cadastro desatualizado, não falta de direito.
Esse vídeo ajuda bastante a entender como funciona a consulta e por que nem sempre o benefício aparece de imediato:
Eu não consegui porque meu CadÚnico tava desatualizado há mais de 2 anos. No gov.br não aparecia nada. Depois que atualizei no CRAS, aí sim começou a aparecer possibilidade de benefício.
Esse vídeo explica bem como consultar e entender o CadÚnico, principalmente quando não aparece nada no sistema:
Eu tentei um benefício achando que ia dar certo, mas não consegui porque minha renda “no papel” ficou acima do limite. Mesmo eu apertado, o sistema só olha os dados do CadÚnico. A moça do CRAS explicou que é regra, não tem muito o que fazer.
Tem muita gente que tenta benefício e não consegue, e isso é normal. Às vezes:
-
A renda ficou acima do limite exigido
-
O cadastro estava desatualizado
-
Alguma informação estava errada (endereço, renda, quem mora na casa)
-
O benefício está suspenso ou em análise há meses
Ou seja, não é automático e não é para todo mundo, mesmo que pareça nas redes sociais.
Eu me enquadrava, mas demorou muito. Não é igual “pedi hoje, cai amanhã”. Fiquei meses com status de análise. No fim saiu, mas foi um processo.