Como saber se tenho direito a algum benefício social que não estou recebendo?

Vejo muita gente comentando sobre auxílios diferentes, mas não sei como verificar se tenho direito a algum deles. Existe algum site ou forma confiável de consulta?

7 curtidas

Sim, existe forma confiável de consultar. O principal é o CadÚnico. Se você estiver com o cadastro atualizado, vários benefícios usam essas informações automaticamente.

3 curtidas

Eu também achava que não tinha direito a nada além de um benefício. Fui no CRAS atualizar meu CadÚnico e descobri que podia receber outro auxílio. Vale muito a pena conferir.

3 curtidas

O site gov.br e os aplicativos oficiais do governo mostram se você está inscrito e se existe algum benefício ativo no seu nome.

4 curtidas

Se você quer saber se tem direito a algum benefício social que não está recebendo, o caminho mais confiável é consultar pelo gov.br e conferir se o seu CadÚnico está em dia. A maioria dos auxílios usa essas informações, então se algo estiver errado ali, você pode ficar de fora mesmo tendo direito.

Passo a passo simples para consultar no gov.br

1. Acesse o gov.br

2. Faça login com CPF e senha (se não tiver conta, dá para criar na hora)

3. Depois de entrar, procure a parte de benefícios ou assistência social

4. Veja se aparece algum benefício ativo, suspenso ou em análise no seu nome

5. Se não aparecer nada, verifique sua situação no CadÚnico

6. Se ficar confuso ou não entender o resultado, vá até o CRAS da sua cidade com seus documentos

Na maioria das vezes, quando não aparece benefício nenhum, o problema é cadastro desatualizado, não falta de direito.

Esse vídeo ajuda bastante a entender como funciona a consulta e por que nem sempre o benefício aparece de imediato:

9 curtidas

Eu não consegui porque meu CadÚnico tava desatualizado há mais de 2 anos. No gov.br não aparecia nada. Depois que atualizei no CRAS, aí sim começou a aparecer possibilidade de benefício.

:backhand_index_pointing_right: Esse vídeo explica bem como consultar e entender o CadÚnico, principalmente quando não aparece nada no sistema:

3 curtidas

Eu tentei um benefício achando que ia dar certo, mas não consegui porque minha renda “no papel” ficou acima do limite. Mesmo eu apertado, o sistema só olha os dados do CadÚnico. A moça do CRAS explicou que é regra, não tem muito o que fazer.

3 curtidas

Tem muita gente que tenta benefício e não consegue, e isso é normal. Às vezes:

• A renda ficou acima do limite exigido

• O cadastro estava desatualizado

• Alguma informação estava errada (endereço, renda, quem mora na casa)

• O benefício está suspenso ou em análise há meses

Ou seja, não é automático e não é para todo mundo, mesmo que pareça nas redes sociais.

4 curtidas

Eu me enquadrava, mas demorou muito. Não é igual “pedi hoje, cai amanhã”. Fiquei meses com status de análise. No fim saiu, mas foi um processo.

2 curtidas