Como posso reduzir meus custos com serviços bancários?

Estou buscando maneiras de economizar em taxas bancárias e outras despesas relacionadas a serviços financeiros.

1 curtida

Você já ouviu falar sobre as chamadas “contas fáceis”? São opções que todo banco deve oferecer ao cliente, independente da faixa de recebimento, que oferece a conta corrente, com o mínimo de saques e transações, sem cobrar nenhuma taxa de manutenção.

Todas as instituições financeiras são obrigadas a oferecer essa conta fácil aos clientes, ou tê-la disponível caso haja o interesse.

Além das contas fáceis, é possível também você abrir uma conta em um banco-digital , que você dificilmente pagará por taxas administrativas ou mensalidade do cartão de crédito. Tem aí várias opções: Nubank, Inter, C6… Todos eles têm suas particularidades e diversos benefícios pros clientes, vale a pena dar uma olhada!

1 curtida

Acrescento ainda ao seu comentário, @pedrogomes, que, na minha experiência, uma das melhores maneiras de reduzir os custos com serviços bancários é fazer uma revisão regular das minhas transações e taxas bancárias.

Sempre que vejo uma taxa que não entendi ou que acho muito alta, entro em contato com o banco pra pedir esclarecimentos ou negociar uma redução. Além disso, opto por usar serviços online sempre que possível e evito transações que envolvam taxas adicionais. Com um pouco de atenção e planejamento, dá pra economizar uma boa grana em taxas bancárias.

1 curtida

Vou bem na mesma linha que a galera acima tá falando… Mas existem algumas formas de você entender o que você utiliza do seu pacote de serviços e pedir uma redução. Tipo, por exemplo:

Analise seus hábitos de consumo:

  • Identifique quais serviços você utiliza: Peça um extrato dos últimos meses e veja quais serviços você realmente utiliza, como tarifas de saque, extrato, manutenção de conta, TEDs, DOCs, etc.
  • Avalie a necessidade de cada serviço: Questione se você realmente precisa de todos os serviços que está pagando. Por exemplo, você pode usar o aplicativo do banco para consultar extratos e realizar transferências, evitando tarifas de caixa eletrônico.

Além disso, estar ciente do que o mercado oferece também faz sentido se você quer economizar!

Compare as opções do mercado:

  • Pesquise diferentes bancos e instituições financeiras: Compare as tarifas e taxas cobradas por cada instituição para os serviços que você utiliza. Utilize ferramentas online como o comparador de tarifas do Banco Central para facilitar a comparação.
  • Considere bancos digitais: Os bancos digitais geralmente oferecem tarifas mais baixas ou até mesmo contas isentas de anuidade.
  • Negocie com seu banco atual: Entre em contato com seu banco atual e negocie a redução de tarifas ou a inclusão de pacotes de serviços mais vantajosos.
1 curtida

É bem por aí mesmo, @Stellafonseca

É sempre válido dar uma olhada nos serviços que você realmente precisa e usa regularmente. Às vezes a gente paga por serviços que nem usa tanto assim. Se você raramente usa um serviço específico, como cheques ou saques, considera cancelar esse serviço ou procurar um pacote que não inclua essas taxas.

1 curtida

Você migrou para um banco digital? Qual você escolheu?? To procurando e considerando essa opção, mas ainda não decidi…

1 curtida

Olha, Martin, sinceramente, eu uso o Nubank mesmo. Eu sou Ultravioleta porque entrei bem no começo e migrei quase todo o meu salário e meus gastos pra lá… Não me arrependo e ainda tenho benefícios, mas existem outros hoje em dia que você pode usufruir de mais benefícios (principalmente em comparação às contas “normais” do Nubank).

1 curtida