Estou preocupado com o roubo de identidade e fraude financeira e gostaria de proteger minha informações pessoais e financeiras. Quais são as medidas que posso tomar para minimizar o risco de ser vítima de roubo de identidade e fraude financeira?
Trabalho como DEV e você não consegue imaginar a quantidade de vezes que já respondi essa pergunta hahaha
Mas, de maneira geral, é aquele papo básico que repetem em todos os lugares sobre segurança de informações digitais:
- Manter senhas fortes e não relacionadas com nada que possam encontrar em redes sociais (nome de família, aniversário, nome de cachorros… etc);
- Verificar sempre se a URL de pagaemnto de um site é verdadeira… Muitas vezes, os golpistas usam sites fakes, com uma interface parecida, para conseguir os contatos das pessoas;
- Não clicar em nada que pareça suspeito em e-mails, SMS, WhatsApp e contatar diretamente a loja oficial pelo canal divulgado por ela para ter certeza;
- Realizar pagamentos online por meio de cartões virtuais que você pode apagar depois de realizar a compra.
Puts, é verdade hahaha concordo plenamente, não trabalho como DEV mas já trabalhei em um e-commerce e muitas vezes já presenciei muitos golpes que poderiam ter sido evitados se as pessoas realizassem o mínimo que você descreveu.
Eu sempre indiquei em não clicar em links que pareçam suspeitos, verificar nas redes sociais ou canais oficiais dos locais se há as promoções que estão sendo divulgadas antes de realizar a compra, além dessa da senha que já ouvi falar e acho que até nos Bancos mesmo indicam que a gente não usem essas senhas “fracas”, né?
Acho que a maior coisa que você tem que se preocupar, se o seu receio é a fraude e afins, é com o phishing. A prática tá super comum na internet, principalmente por conseguir chegar em pessoas sem tanta instrução ou que não costumam pesquisas as coisas antes de comprar.
Meu avô há um tempo comprou uma escada em um site completamente aleatório, que ele não conhecia, só porque recebeu o ad no Facebook. Depois a gente foi ver e o site já tava fora do ar… Além de ele ter perdido dinheiro, ele ainda expôs todas as informações dele para os golpistas. Tivemos que entrar em contato com o banco, bloquear tudo e pedir um cartão novo
@antoniofernandes, pode me explicar mais sobre esse tal de phishing? Já ouvi falar, mas não sei direito o que é… Vou pesquisar mais também, mas já aproveitando a deixa rs
@adrianavidal, de maneira geral, o Phishing é uma técnica usada pelos golpistas para enganar as pessoas e obter informações pessoais ou financeiras confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito ou informações de conta bancária.
Geralmente, os golpistas enviam e-mails, mensagens de texto ou fazem ligações telefônicas fingindo ser de uma empresa legítima, como um banco, uma empresa de tecnologia ou um serviço online.
Essas mensagens fraudulentas costumam conter links para sites falsos que imitam os sites reais das empresas. Quando as vítimas acessam esses links e inserem suas informações, os golpistas capturam esses dados e os usam para cometer fraudes, roubo de identidade ou roubo financeiro.
É mais ou menos o que você reportou que tem receito de cair… No Phishing. E as dicas ali em cima já estão bem boas para te ajudar a se proteger!!
@adrianavidal usar identificação de 2 fatores em todos os locais que permitirem também é uma boa coisa! Por exemplo, o Google, como tem muitas das suas senhas salvas, é um lugar essencial para você usar.
Com a identificação de 2 fatores você consegue veicular um número que você deixa apenas na sua casa para conseguir acessar, ou colocar um outro e-mail que você não usa para nada… São algumas dicas. Eu uso mais nas redes sociais, mas acho que para manter a segurança das suas informações financeiras, é um bom caminho.