Estou preocupado com o roubo de identidade e fraude financeira e gostaria de proteger minha informações pessoais e financeiras. Quais são as medidas que posso tomar para minimizar o risco de ser vítima de roubo de identidade e fraude financeira?
Trabalho como DEV e você não consegue imaginar a quantidade de vezes que já respondi essa pergunta hahaha
Mas, de maneira geral, é aquele papo básico que repetem em todos os lugares sobre segurança de informações digitais:
- Manter senhas fortes e não relacionadas com nada que possam encontrar em redes sociais (nome de família, aniversário, nome de cachorros… etc);
- Verificar sempre se a URL de pagaemnto de um site é verdadeira… Muitas vezes, os golpistas usam sites fakes, com uma interface parecida, para conseguir os contatos das pessoas;
- Não clicar em nada que pareça suspeito em e-mails, SMS, WhatsApp e contatar diretamente a loja oficial pelo canal divulgado por ela para ter certeza;
- Realizar pagamentos online por meio de cartões virtuais que você pode apagar depois de realizar a compra.
Puts, é verdade hahaha concordo plenamente, não trabalho como DEV mas já trabalhei em um e-commerce e muitas vezes já presenciei muitos golpes que poderiam ter sido evitados se as pessoas realizassem o mínimo que você descreveu.
Eu sempre indiquei em não clicar em links que pareçam suspeitos, verificar nas redes sociais ou canais oficiais dos locais se há as promoções que estão sendo divulgadas antes de realizar a compra, além dessa da senha que já ouvi falar e acho que até nos Bancos mesmo indicam que a gente não usem essas senhas “fracas”, né?
Acho que a maior coisa que você tem que se preocupar, se o seu receio é a fraude e afins, é com o phishing. A prática tá super comum na internet, principalmente por conseguir chegar em pessoas sem tanta instrução ou que não costumam pesquisas as coisas antes de comprar.