Como posso garantir uma educação financeira sólida para meus filhos desde cedo?

Quero ensinar meus filhos sobre finanças desde cedo para que possam tomar decisões financeiras inteligentes no futuro. Quais são as maneiras eficazes de educar as crianças sobre dinheiro?

2 curtidas

@andreleao, quando meus filhos eram pequenos, eu li bastante sobre o tema para conseguir achar uma forma de ensinar a eles o valor do dinheiro e também como é importante economizar, juntar, gastar com consciência, etc.

Na grande maioria das vezes, o mais indicado é levar esse ensinamento para o lúdico. Sabe quando seu filho(a) tá brincando de cozinha e te oferece algo para comer? Pergunte a ele quanto custa, fale quanto pagaria, ensine ele a “cobrar”. Esse é só um exemplo um pouco besta, mas que te ajuda a inserir o assunto “dinheiro” na vidinha deles.

A idade ideal pode ser de 3 a 5 anos, começando com conceitos simples como a espera pela gratificação e o valor das coisas, progredindo para ideias mais complexas conforme a criança cresce.

Além disso, falar sobre o seu trabalho, que ele é a fonte de dinheiro da casa, para que a criança e a família possam fazer x, y e z pode também ajudá-los a entender melhor outros conceitos também.

2 curtidas

Por aqui também fiz parecido!! Por aqui, quando já tinham a idade adequada, começamos a introduzir alguns jogos de tabuleiro (que já gostamos muito) como Banco Imobiliário ou Jogo da Vida. Apesar de ser um momento de descontração, começamos a inserir algumas dicas ou ensinar algumas coisas sobre o valor do dinheiro.

Por exemplo, que eles não tinham dinheiro o suficiente para comprar algum “lote” ou que teriam que pagar seguro de vida por tal motivo, e como funcionava na vida real. É claro que o processo de aprendizado é bastante demorado, mas hoje já vemos mais frutos quando vamos ao supermercado e, cada um com sua mesada, já sabe o quanto pode gastar ou se quer gastar com algo para si mesmo.

2 curtidas

Aqui a gente faz de duas formas diferentes: a primeira é a mesada e a segunda são os cofrinhos. A gente sempre dá uma mesada para eles toda semana (R$ 20), seja para gastarem com algo na escola, ou para irem no mercado e comprar algo, ou até para gastarem em coisas no joguinho deles.

Mas ao mesmo tempo que damos a mesada, orientamos sobre o cofrinho. Por exemplo, se não estamos perto de alguma data comemorativa, mas eles querem comprar alguma coisa mais específica, eles devem poupar. Por exemplo, minha mais velha queria comprar um tênis que as amiguinhas dela estavam ganhando também, mas estava longe do aniversário e do Natal.

Aconselhamos ela a juntar o máximo que conseguisse em 2 meses e ajudaríamos com o restante. Ela achou ruim no começo, mas toda semana orientamos ela a guardar uma parte para o objetivo dela e assim foi, no final ela deu valor ao esforço dela e ao nosso.

2 curtidas

Por aqui também fizemos isso e deu certo. No começo, até ensinarmos o valor das coisas, foi bastante difícil, mas hoje meu filho tem bem mais consciência antes de gastar o dinheiro dele em chocolate e balas hahaha

Eu seguia bastante algumas criadoras no YouTube, mas o que me ajudou de verdade foi ver vídeos direcionados sobre o assunto. Agora não tenho nenhum para te indicar, mas tenho certeza que pesquisando você vai achar bastante conteúdo sobre o assunto, nas outras redes sociais também!

2 curtidas

De maneira geral, é um apanhadão de tudo o que já falaram acima, viu?

• Fale abertamente sobre dinheiro com os filhos.
  • Encoraje-os a fazer perguntas e discutir decisões financeiras.
  • Dê o exemplo, administrando bem suas próprias finanças.
  • Ajude-os a definir metas financeiras e a economizar para alcançá-las.
  • Não tenha medo de ir para o lúdico, se for necessário, com jogos e brincadeiras.
  • E, mais importante: ensine-os que, embora o dinheiro seja uma ferramenta útil, ele não é o único caminho para a felicidade e a satisfação.
2 curtidas