Estou considerando consolidar minhas dívidas em um único empréstimo, mas quero entender se essa é a melhor opção para mim.
Frederico, a resposta mais simples e direta é: depende. Vai depender da quantidade de dívidas que você tem, o quanto de juros paga em cada uma delas, quais são os prazos de pagamento e etc. Fazer um empréstimo é fazer uma nova dívida - mas isso pode, sim, ser vantajoso se, ao fim das contas, você perceber que estará pagando menos por tudo e conseguir regularizar a sua situação de uma maneira mais fácil. Então assim, em suma:
- Calcule o valor total das suas dívidas, incluindo juros e encargos.
- Compare as taxas de juros do novo empréstimo com as taxas das suas dívidas atuais.
- Simule o tempo que levará para quitar cada dívida individualmente e com a consolidação.
- Analise se você tem condições de arcar com as parcelas do novo empréstimo.
- Considere o seu histórico de crédito e se você tem chances de ser aprovado para um novo empréstimo com boas taxas.
- Reflita sobre seus objetivos financeiros e se consolidar as dívidas se encaixa neles.
Na minha situação fez bastante sentido realizar o empréstimo, porque as dívidas que eu tinha em meu nome estavam acumulando muitos juros. Então fiz o empréstimo pessoal do valor inteiro, quitei minhas pendências e mantive apenas 1 pagamento único, que deixei em débito automático e nem incluí esse valor no meu orçamento até o fim do pagamento.
Funcionou, e aprendi a minha lição de evitar o atraso a todo custo. Mas o que eu indico de verdade é: . Comece reunindo informações detalhadas sobre todas as suas dívidas existentes, incluindo o saldo atual, as taxas de juros e os pagamentos mensais.
Só a partir daí você vai conseguir entender se o empréstimo vale a pena ou não.
Pra mim foi bastante vantajoso fazer essa estratégia nas minhas finanças - estava pagando muito juros e nem sabia, até que um amigo meu me deu essa ideia e fui atrás de entender. O que eu entendi como vantagem foi:
- Simplificação do gerenciamento: Uma única parcela mensal facilita o controle das finanças e evita esquecimentos.
- Juros potencialmente menores: Se a taxa do novo empréstimo for menor que a média das suas dívidas atuais, você pode economizar dinheiro.
- Organização: Diga adeus a diversas faturas e datas de vencimento diferentes.
- Redução do estresse: Ter apenas um compromisso financeiro pode reduzir a ansiedade e o estresse relacionados às dívidas.
- Potencial para quitar o saldo devedor mais rápido: Com juros menores e uma única parcela, você pode conseguir quitar a dívida total em menos tempo.
A grande vantagem de consolidar as dívidas é sentir-se novamente no controle da vida financeira, seja a sua ou da sua empresa. Isso porque você terá menos boletos com os quais se preocupar e, dependendo do empréstimo que decidir solicitar, terá também menos juros e mais prazo para pagar.
Então depende da sua situação. Muita gente aqui já falou que vale a pena. Pra mim, quando eu fui atrás, não valeu - minhas dívidas não eram tão grandes e já estavam perto de ser quitadas, então a diferença de juros não foi tão grande para eu ir atrás. Talvez se eu tivesse visto isso antes, fosse valer a pena.
Mas optei por só pagar minha dívida até o fim.
Tava dando uma olhada aqui no Fórum para ver se já havíamos discutido sobre isso, e encontrei um tema que se assemelha:
Mas de maneira geral, eu compartilho da opinião e do ponto de todos acima. Se valer a pena no fim das contas realizar a consolidação das dívidas, com mais prazo e menos juros, se joga! Se não, mantém assim e refaz a organização financeira.