Quero entrar no mercado de ações, mas gostaria de aprender a investir de maneira prudente e consciente.
Quando eu comecei a me interessar pelo universo das ações (vamos dizer assim), o que eu percebi logo de cara é que é preciso estudar. Entender como funciona, onde você se encaixa melhor, qual é o seu perfil… Se começar só por começar, tem dois caminhos que você pode cair: se frustrar e escolher algo errado para o que você está buscando.
Se hoje você não tem tempo para estudar e fazer sozinho, recomendo ir atrás de um assessor de investimento. Você conversa com ele, explica o que você busca e ele vai te dar opções e cuidar do seu dinheiro por você.
Mas essa é a perspectiva de alguém completamente leigo no assunto… Não sabia nada de nada kkk e não aconselho começar assim, é bom estudar ou ter uma mínima noção antes de se jogar sozinho
Ótimo ponto @leonardosanto
Quando eu fui começar a estudar sobre ações , também não sabia nada e nossa, me frustrei muito! Abri a conta na corretora e não sabia nem por onde começar haha
Mas fiz alguns cursos (fiz da Nath Finanças para primeiro aprender o básico, e depois fui expandindo os horizontes) e daí sim, fui tentar de novo. Foi muito melhor da segunda vez que tentei haha
Mas deixo aqui outros pontos para você considerar antes de começar também:
- Por que você quer investir em ações?
- Quanto tempo você tem para investir?
Com essas respostas você já consegue entender qual é o caminho a seguir, qual corretora escolher e quais serão os tipos de investimento que cabem no seu perfil!
Cara, antes de investir em ações, é fundamental definir seus objetivos financeiros. Você precisa saber o que está esperando alcançar com seus investimentos em ações e quanto tempo pretende deixar seu dinheiro investido. Isso vai te ajudar a tomar decisões mais conscientes e alinhadas com suas metas financeiras.
Depois disso, é importante encontrar uma corretora confiável, que te ajudará nessas empreitada. Aí é uma análise pessoal mesmo, com taxa de corretagem, atendimento ao cliente, etc… Não tenho uma específica para te indicar no momento, pois ainda não me decidi.
E por último, a última dica que te dou é: sempre pense em diversificar. Acho que é importantíssimo começar no mundo dos investimentos sabendo disso. Sei que pode não ser a melhor pessoa do mundo (rsrs), mas o Primo Rico me ajudou no meu começo. Começa por esse vídeo e vê se você vai gostar:
Ei Rodrigo e @romulopaula, aqui no fórum tem um post dedicado à corretoras, dêem uma olhada:
Acho super válido começar a investir em ações e o começo, apesar de parecer um bicho de 7 cabeças, pode ser um pouco mais leve se você buscar instruções, tiver objetivos claros e, também, tiver auxílio profissional (caso precise).
Além disso, uma coisa que você precisa ter em mente ao investir em ações é que é um jogo de longo prazo. Não espere fazer fortuna da noite para o dia. Invista regularmente e tenha paciência para deixar seu dinheiro crescer ao longo do tempo.