Tenho cashback espalhado em vários apps e cartões e acabo perdendo o controle do que realmente recebo. Vocês usam alguma planilha ou aplicativo para organizar isso?
Eu tinha exatamente esse problema de cashback espalhado e só consegui resolver quando parei de depender exclusivamente dos apps de cashback. Hoje uso o Mobills como central de controle. Criei uma categoria específica chamada “Cashback” e registro ali todo valor que entra.
O que me ajudou foi conseguir visualizar no resumo mensal quanto realmente entrou só de cashback. Antes eu tinha a sensação de ganhar bastante, mas não sabia o número real. Agora vejo claramente o impacto disso no orçamento.
No meu caso, percebi que precisava de algo visual e que não dependesse de notificações. Acabei criando uma tabela simples no Google Sheets, que acesso tanto no celular quanto no computador. Funciona assim:
| Origem do Cashback | Tipo | Valor | Status | Onde cai |
|---|---|---|---|---|
| Cartão Nubank | Fatura | R$ 76,00 | Recebido | Conta |
| Méliuz | Compra | R$ 42,50 | Confirmado | Carteira Méliuz |
| Banco Inter | Shopping | R$ 31,90 | Pendente | Conta |
| Cartão C6 | Pontos | R$ 58,00 | A converter | Fatura |
Com isso, sei exatamente se o cashback ainda está pendente, se preciso converter ou se já caiu. Evita muito aquele “acho que tinha um dinheiro aqui”.
O que funcionou melhor pra mim foi o Notion, principalmente porque eu uso pra outras coisas do dia a dia. Criei uma página só pra cashback, com colunas de valor, app, status e data prevista. Em poucos dias já deu pra perceber onde estava acumulando mais dinheiro.
Não sei se tem experiência com o Notion, mas caso não tenha, vou deixar esse vídeo aqui para te ajudar:
O que resolveu pra mim foi combinar um app financeiro com um controle manual simples, porque só um ou outro isolado não funcionava direito. Hoje faço assim:
-
Uso o Organizze pra registrar quando o cashback entra de fato;
-
Uso uma nota fixa no celular pra anotar cashback pendente;
-
Coloco a data prevista de liberação;
-
Uma vez por semana confiro tudo e atualizo.
Assim não fico refém de notificação de app, que muitas vezes falha ou some.
Depois de perder alguns cashbacks por esquecimento, comecei a tratar isso como parte do meu dinheiro mesmo. Uso o Minhas Economias porque ele permite criar contas separadas, e isso mudou tudo pra mim.
Tenho uma conta fictícia chamada “Cashback Pendente”. Tudo que ainda não caiu vai pra lá. Quando o valor entra de verdade, eu transfiro pra conta real. Visualmente fica muito claro o que é expectativa e o que é dinheiro disponível, e isso evita confusão.
Eu tentei vários apps mais completos, mas acabava desistindo. O que funcionou pra mim foi algo bem simples: uso o Google Keep pra anotar todos os cashbacks pendentes, separando por app ou cartão.
Cada nota tem os valores e a data prevista. Quando o cashback cai, eu marco como concluído e registro no app do banco. Não é nada sofisticado, mas é rápido, prático e evita que valores pequenos se percam com o tempo.