Eu sei como funciona o saque calamidade do FGTS porque passei por isso recentemente, nas enchentes do ano passado. Basicamente, quando uma região é atingida por um desastre natural, como enchentes ou deslizamentos, o governo pode decretar estado de calamidade pública. Se isso acontecer, você pode sacar parte do seu FGTS para ajudar nas despesas.
O processo começa com a prefeitura local comunicando a Caixa Econômica Federal sobre a situação. Depois, você precisa comprovar que mora na área afetada e que seu endereço está registrado no FGTS. Para isso, vale conta de luz, água, telefone, entre outros. O valor do saque depende do saldo que você tem na conta do FGTS, mas tem um limite, que geralmente é em torno de R$ 6.220.
Pra fazer o saque, você pode usar o app do FGTS, que é super prático, ou ir até uma agência da Caixa com os documentos necessários. O dinheiro costuma ser liberado em poucos dias depois da aprovação. Então, se você está nessa situação, dá uma olhada se sua área foi reconhecida como de calamidade e corre atrás dos documentos!
Eu sei também que de sexta-feira, a Caixa Econômica Federal sempre libera a lista de cidades que decretaram estado de calamidade pública, que os habitantes podem solicitar o saque.