Comecei a mexer com cripto e fiquei perdido nas regras. Quando exatamente preciso pagar imposto?
Eu também fiquei bem perdido quando comecei. Pelo que eu entendi, no Brasil o imposto só entra quando você vende a criptomoeda com lucro, não quando compra ou só segura na carteira.
No caso de pessoas físicas, existe uma isenção se o total vendido no mês for até R$ 35 mil. Se passar disso, aí precisa pagar imposto sobre o lucro. As alíquotas começam em 15%. Eu sempre anoto minhas compras e vendas pra calcular depois.
Eaí @gabrielramos eu também tinha exatamente essa dúvida quando comecei a mexer com cripto. No começo eu ficava bem perdido sobre quando realmente precisava pagar imposto. Depois de pesquisar um pouco, acabei vendo alguns vídeos explicando e esse foi o que mais me ajudou a entender melhor como funciona na prática:
No vídeo ele explica bem quando o imposto realmente é cobrado, a questão do limite de vendas no mês e como calcular o lucro. Pra mim ficou bem mais claro depois de assistir, principalmente a parte de que o imposto só entra quando você realiza o ganho.
Eu comecei a investir em cripto no início desse ano e também fiquei bem na dúvida sobre como funcionava essa parte de imposto. No começo parecia tudo muito confuso, principalmente sobre quando realmente precisava pagar e como declarar.
Aí comecei a procurar alguns conteúdos explicando melhor e encontrei esse vídeo aqui que me ajudou bastante a entender o básico:
Eu apanhei um pouco pra entender isso no começo também. No meu caso, o que me ajudou foi pensar que o imposto só aparece quando eu transformo o lucro em algo “real”, tipo quando vendo a cripto por reais ou troco por outra moeda com ganho.
Enquanto eu só compro e deixo parado na carteira, não tem imposto acontecendo. Outra coisa que descobri depois é que existe aquele limite de vendas mensais, então nem toda venda gera imposto. O segredo pra mim foi começar a anotar todas as transações, porque depois fica muito mais fácil calcular.
Como comecei a investir há pouco tempo, fui atrás de entender melhor essa parte de impostos. Pelo que aprendi, o imposto só aparece quando existe venda com lucro, principalmente se o total vendido no mês ultrapassar R$ 35 mil. O importante é guardar o histórico das operações para calcular certinho depois.
Aproveitando, encontrei dois tópicos aqui no fórum que podem ajudar também: