Pessoal, estou interessada em um consórcio, alguém sabe como funciona pela caixa?
O consórcio da Caixa é uma forma de compra coletiva, na qual um grupo de pessoas se reúne com o objetivo de adquirir bens (como imóveis ou veículos) ou serviços.
Cada participante paga parcelas mensais e participa de assembleias mensais organizadas pela Caixa Econômica Federal. Nessas assembleias, que utilizam o resultado da Loteria Federal, ocorrem os sorteios e a oferta de lances para definir quem será contemplado com a carta de crédito.
Oi, u fiz bastante pesquisa antes de entrar em um consórcio e optei pelo da Caixa, então posso te explicar como funciona por lá.
O consórcio da Caixa funciona como uma compra coletiva: você entra em um grupo com outras pessoas que têm o mesmo objetivo (comprar um imóvel, carro ou até um veículo pesado, como caminhão ou trator) e todos contribuem mensalmente com um valor fixo.
A cada mês, durante uma assembleia, algumas pessoas são contempladas pode ser por sorteio (baseado na Loteria Federal) ou por lance (quem oferece uma antecipação maior de parcelas).
Você recebe uma carta de crédito quando é contemplada e com ela pode comprar o bem ou serviço que quiser, dentro das regras do tipo de consórcio que escolheu.
Existem três modalidades principais:
- Consórcio Imobiliário – para comprar imóveis novos, usados, na planta ou até terrenos, construir, reformar ou quitar financiamento;
- Consórcio de Veículos Leves – para comprar carros até 8 anos de uso;
- Consórcio de Veículos Pesados – ideal para quem quer ônibus, caminhões, tratores, barcos, etc.
O valor das parcelas vai depender do bem que você quer comprar, mas elas costumam ser bem acessíveis a partir de R$230 para veículos, por exemplo , e não tem juros, o que muita gente confunde o que existe é uma taxa de administração, fundo comum e reserva.
Uma vantagem exclusiva da Caixa é que você pode usar até 50% do valor da carta de crédito como lance, o que ajuda a antecipar a contemplação.
E, depois de contemplada, você ainda pode escolher entre reduzir o valor das parcelas ou encurtar o tempo do consórcio.
Também é possível usar o FGTS no consórcio imobiliário, seja para pagar parte do imóvel ou abater parcelas.
O Consórcio Caixa é bom, especialmente se você está planejando com calma, não tem pressa para receber o bem e quer fugir dos juros de um financiamento.
Eu fiz o consórcio imobiliário da Caixa há dois anos e posso dizer que tem sido uma experiência positiva.
O processo é simples você escolhe o valor da carta de crédito que precisa, paga parcelas mensais e participa das assembleias mensais. Nessas assembleias, eles fazem sorteios e você também pode dar lances para tentar antecipar a contemplação.
Na minha opinião, Consórcio Caixa é bom, especialmente se você não tem pressa e quer fugir dos juros dos financiamentos tradicionais. Tem taxas, sim, mas são bem mais baixas do que num financiamento.
Uma coisa que achei interessante no consórcio da Caixa é que até quem está negativado pode participar. Eu estava com o nome sujo quando entrei, e não tive nenhum problema.
Eu fui contemplado no 5º mês do meu consórcio de carro pela Caixa, usando um lance. Achei bem justo o processo, porque você não depende só da sorte se tiver como dar um lance, tem mais chance de receber a carta de crédito rápido.
Consórcio Caixa é bom sim, principalmente pra quem quer algo planejado e não precisa do bem pra ontem. Tem que ter paciência, mas no final das contas, valeu a pena pra mim.
Uma vantagem do consórcio da Caixa, principalmente no imobiliário, é que você pode usar o FGTS. Eu usei pra complementar o valor do imóvel que comprei e depois também usei pra abater algumas parcelas.
Já estou no meu segundo consórcio com a Caixa, e posso dizer com tranquilidade que consórcio Caixa é bom. Fiz o primeiro pra comprar meu apartamento e o segundo pra pegar um carro.
Confira esses conteúdos aqui:
https://netdinheiro.com.br/t/qual-o-valor-do-lance-para-ser-contemplado-no-consorcio-caixa/115639
https://netdinheiro.com.br/t/quantos-anos-tem-que-ter-um-veiculo-para-consorcio-caixa/115640
https://netdinheiro.com.br/t/qual-a-maior-empresa-de-consorcio-do-brasil/109922/2
https://netdinheiro.com.br/t/e-melhor-financiar-ou-fazer-um-consorcio/115585