Eu tenho esse problema também. Como eu faço para saber se meu nome está sujo?
Para saber se o seu nome está com restrições no CPF, ou seja, se você está com o nome sujo, você pode seguir os passos abaixo:
- Consulte seu CPF gratuitamente: A primeira opção é fazer uma consulta gratuita aos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa ou o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Ambos oferecem serviços de consulta gratuita online que permitem verificar se há pendências financeiras associadas ao seu CPF. Acesse os sites do Serasa ou do SPC Brasil e faça a consulta.
- Consulte o Boa Vista SCPC: Além do Serasa e do SPC, existe outro órgão de proteção ao crédito chamado Boa Vista SCPC. O Boa Vista SCPC também oferece uma consulta online gratuita para verificar a situação do seu CPF.
- Consulte o Serasa Consumidor: O Serasa Consumidor é um serviço online do Serasa que também permite consultar gratuitamente a situação do seu CPF.
- Consulte seu banco: Se preferir, você também pode entrar em contato com o seu banco ou com alguma instituição financeira na qual você tenha dívidas pendentes para verificar a situação do seu CPF.
Pelo site do Boa Vista SCPC, o usuário pode checar se está com “nome sujo” ou não de forma simples. Basta ir em “Consulta de CPF”, digitar o número do CPF e finalizar o cadastro com outras informações pessoais . Após o login, o sistema apresenta se há dívidas registradas
Para descobrir se seu nome está “sujo” ou seja, se você possui alguma restrição no seu nome, como dívidas em aberto, você pode realizar uma consulta gratuita nos órgãos de proteção de crédito, como o Serasa e o SPC. Você pode entrar em contato com eles por meio do site ou pessoalmente em um dos postos de atendimento. É importante ter em mãos seus documentos pessoais, como RG e CPF, para realizar a consulta.