Como declarar venda de carro no Imposto de Renda?

Vendi meu veículo no ano passado e não sei como informar. É obrigatório declarar?

5 curtidas

Oi, @Jeanebarbosa! Passei por isso no ano passado. Eu tinha vendido meu carro em 2023 e fiquei na dúvida na hora de declarar. No meu caso, precisei informar na ficha “Bens e Direitos” do Imposto de Renda. Lá eu coloquei o carro que eu tinha declarado nos anos anteriores e, no campo de discriminação, expliquei que o veículo foi vendido, informando a data da venda e o valor.

Depois deixei o valor como R$ 0,00 na situação em 31/12 do ano da venda . Não é complicado, mas é importante informar certinho para não dar divergência com o CPF de quem comprou.

5 curtidas

Eu vendi um carro e só entendi na hora de declarar. Basicamente você precisa dar baixa no bem na ficha Bens e Direitos , informando na descrição que o veículo foi vendido e por quanto, deixando o valor zerado no final do ano.

Se houver lucro na venda pode ter ganho de capital. Esse vídeo explica bem como fazer:

5 curtidas

Aqui em casa aconteceu com o carro do meu marido. A gente tinha declarado ele nos anos anteriores e vendeu no ano passado. O que fizemos foi manter o item do carro na declaração, mas escrever na discriminação que o veículo foi vendido, com data e valor da venda.

Nosso contador falou que é importante fazer isso para a Receita entender por que o bem sumiu da declaração.

5 curtidas

Eu também fiquei perdido quando vendi meu carro. Achei que era só não declarar mais, mas não é assim. Você precisa entrar na ficha de bens e direitos, localizar o carro e explicar que ele foi vendido. Eu coloquei a data, o valor e para quem vendi.

Depois deixei zerado no campo de situação do ano da venda. Pelo que pesquisei, isso evita problemas com a Receita, porque o comprador provavelmente vai declarar o carro no CPF dele.

5 curtidas

Assim como o colega @FranciscoSilva recomendou o vídeo sobre como declarar veículo no imposto de renda, também recomendo um vídeo do mesmo canal. Esse aqui mostra o passo a passo de como resolver a situação na prática, o que pode ajudar bastante.

6 curtidas