Como declarar portabilidade de financiamento imobiliário irpf?

Eu estou planejando solicitar a portabilidade de meu financiamento imobiliário, mas não sei como declarar isso no meu IRPF. Alguém sabe como eu faço isso?

1 curtida

Veja os passos a seguir para declarar a portabilidade de financiamento imobiliário no IRPF:

• Obtenha os documentos: Primeiro, obtenha os documentos referentes ao financiamento, tanto da instituição financeira original como da nova, contendo informações sobre o saldo devedor antes da portabilidade e o valor transferido.

• Acesse o programa do IRPF: Utilize o programa oficial da Receita Federal destinado à declaração do Imposto de Renda. Certifique-se de utilizar a versão mais atualizada do software.

• Declare o financiamento original: Na ficha “Bens e Direitos”, declare o financiamento imobiliário original informando todos os detalhes, como o valor do imóvel, a data de aquisição e os dados da instituição financeira original.

• Declare a portabilidade: Crie um novo item na ficha “Bens e Direitos” referente à portabilidade. Informe a nova instituição financeira, o valor transferido e os detalhes da operação. É importante especificar na descrição que se trata de uma portabilidade de financiamento.

• Atualize o saldo devedor: Caso a portabilidade tenha sido realizada durante o ano-calendário que está sendo declarado, você precisará atualizar o saldo devedor na declaração. Informe o novo saldo devedor na ficha correspondente ao financiamento imobiliário.

• Declare os rendimentos pagos e os valores deduzidos: Informe os valores pagos durante o ano, bem como eventuais valores deduzidos, como juros e encargos, na ficha “Pagamentos Efetuados”.

Para declarar a portabilidade de financiamento imobiliário no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), é necessário seguir os seguintes passos:

1. Acesse o programa do IRPF e abra sua declaração.
  2. No menu esquerdo, selecione a opção “Bens e Direitos”.
  3. Clique em “Novo” para adicionar um novo bem ou direito.
  4. Para a descrição do bem ou direito, informe o número do contrato do financiamento imobiliário.
  5. No campo “Situação em 31/12/20XX”, informe o valor do saldo devedor no final do ano anterior.
  6. No campo “Discriminação”, descreva detalhes sobre a portabilidade realizada, como a instituição financeira de origem e a instituição financeira de destino.
  7. Em “Situação em 31/12/20XX”, informe o valor do saldo devedor do financiamento após a portabilidade.
  8. Preencha os campos restantes, como tipo de bem, localização e informações adicionais, se necessário.
  9. Após preencher todas as informações necessárias, clique em “OK” para salvar a declaração.

É importante lembrar que, caso a portabilidade não tenha sido concluída até o final do ano-calendário da declaração, o valor do saldo devedor e as informações da nova instituição financeira devem ser informadas na declaração do ano subsequente.

Caso ainda tenha dúvidas ou precise de mais informações, recomendo consultar um profissional de contabilidade especializado para obter orientações adequadas à sua situação específica.