Como declarar apartamento financiado por duas pessoas

Olá, tudo bem? Então, gostaria de saber como funciona a declaração de um apartamento que foi financiado em conjunto por duas pessoas. Quais são os passos que devemos seguir? É necessário informar o valor total do imóvel ou apenas a parte que cabe a cada um? Além disso, como fica a questão do financiamento no imposto de renda?

5 curtidas

Para declarar um apartamento financiado por duas pessoas, cada um deve informar sua parte correspondente no valor do financiamento.

Se ambos pagam metade do valor, essa quantia deve ser incluída na declaração. Nos contratos de financiamento firmados por casais, as parcelas devem ser declaradas por apenas um dos contribuintes.

O imóvel financiado deve ser registrado no Imposto de Renda na seção Bens e Direitos.

4 curtidas

Para declarar um apartamento financiado por duas pessoas, é importante seguir algumas etapas para garantir que a informação esteja correta, você deve saber que cada um dos proprietários deve informar sua parte correspondente no valor do financiamento.

Se ambos pagam metade, esse valor deve ser declarado.

Ao declarar um financiamento de construção pela Caixa, aqui está o passo a passo:

Reúna a documentação necessária

Isso inclui o contrato de financiamento, recibos de pagamento das parcelas, comprovantes de despesas cartorárias e outros documentos relevantes.

Acesse o programa da Receita Federal

No menu, vá até a aba Bens e Direitos e clique em Novo. Escolha o grupo 01 - Bens Imóveis e o código correspondente ao tipo de imóvel.

Preencha os dados do imóvel

No campo , informe detalhes como endereço, área total, forma de aquisição e todos os gastos relacionados, como entrada, parcelas pagas e uso de FGTS.

Informe a situação do imóvel

No campo situação , coloque o total que foi pago até essa data, incluindo todas as parcelas e despesas.

Evite duplicidade de informações

Se o financiamento é conjunto, um dos proprietários deve fazer a declaração, enquanto o outro deve mencionar na discriminação que o cônjuge já declarou, informando o nome e CPF.

Ao seguir essas orientações, você conseguirá declarar o apartamento financiado de forma adequada.

Recomendo muito a leitura desses tópicos aqui, vale muito a pena:

4 curtidas

Eu declarei todos os valores que paguei, incluindo a entrada e as parcelas. Para não duplicar as informações, meu irmão fez o mesmo, mas mencionou meu nome e CPF na declaração dele. Dessa forma, ficamos tranquilos que tudo estava correto para a Receita Federal.

4 curtidas

Eu e meu irmão decidimos financiar um apartamento e, na hora de declarar, foi bem tranquilo.

Cada um declarou a sua parte do financiamento, o que facilitou, como um de nós fez a declaração completa, o outro só precisou mencionar que o imóvel é dividido. Eu incluí todos os comprovantes de pagamento, e tudo foi feito certinho.

4 curtidas

Esse tipo de dúvida é bem comum, mas nesse vídeo aqui você consegue esclarecer todas elas. Dá uma olhada.

4 curtidas

Olá, tudo bem? Estou com uma duvida eu recebi um informe da construtora com o valor pago e também tenho esse extrato da caixa devo somar os dois e colocar o valor total no campo de 2024?ou devo colocar o valor pago da construtora e o do financiamento em outro campo?

4 curtidas

@julioxavier, você deve considerar o valor que você efetivamente pagou, seja pela construtora ou parcelas pagas pelo financiamento, sendo os dois deve somar.

4 curtidas

Bom dia, Como declarar um imóvel financiado eu e meu namorado? (não somos casados) cada um declara referente a % que tem descrita no contrato do financiamento? A entrada foi paga a construtora por meio de dinheiro + apenas o meu fgts ( essa parte entra apenas no descritivo?) E Juros de obra pagos durante a construção do imóvel. Entra em algum lugar da declaração?

4 curtidas

Oi Taty! Eu e meu namorado fizemos a mesma coisa. Cada um declarou a parte do financiamento que está no contrato. A entrada que paguei com meu FGTS, coloquei na discriminação.

Os juros de obra também devem ser mencionados na declaração; se não tiver um campo específico, é bom detalhar isso na descrição do imóvel.

4 curtidas

Financiei um imóvel com meu irmão e, ao declarar, ele ficou responsável por informar o valor total das parcelas pagas. Eu só coloquei financiamento dividido, organizar os documentos fez toda a diferença

4 curtidas

No programa da Receita, fui na seção ‘Bens e Direitos’ e informei todos os detalhes. Como declarar financiamento de construção pela Caixa foi bem simples depois que organizei tudo!

4 curtidas