Como contestar uma cobrança indevida no cartão de crédito?

Olha, já precisei fazer isso algumas vezes e geralmente é um processo tranquilo, mas tem que seguir os passos certinhos. Aqui vai o que eu costumo fazer:

1. Análise Detalhada da Fatura: Primeiro, eu dou uma olhada bem detalhada na fatura do cartão pra identificar exatamente a cobrança que tô contestando. Às vezes, pode ser um engano simples ou uma taxa que eu não lembrava.
  2. Entrar em Contato com a Operadora: Depois de identificar o problema, entro em contato com a operadora do cartão. Isso pode ser feito por telefone, chat online ou até mesmo pelo aplicativo do banco. Eles costumam ter um setor específico pra lidar com contestações de cobranças.
  3. Explicar a Situação: Quando falo com o atendente, explico calmamente o que aconteceu e por que estou contestando aquela cobrança. É importante ser claro e objetivo, apresentando todos os detalhes relevantes.
  4. Fornecer Evidências, se Possível: Se tiver alguma prova ou documento que comprove que a cobrança é indevida, como um recibo de pagamento ou um contrato, eu sempre forneço isso pra ajudar na contestação.
  5. Acompanhar o Processo: Depois de abrir a contestação, costumo acompanhar o processo de perto, seja pelo aplicativo do banco ou entrando em contato com a operadora regularmente. Assim, garanto que a situação seja resolvida o mais rápido possível.

Certa fez apareceu no meu extrato alguns lançamentos nacionais Bradesco e, como eu não tinha conhecimento, acabei contestando os valores.

3 curtidas