Olha, já precisei fazer isso algumas vezes e geralmente é um processo tranquilo, mas tem que seguir os passos certinhos. Aqui vai o que eu costumo fazer:
- Análise Detalhada da Fatura: Primeiro, eu dou uma olhada bem detalhada na fatura do cartão pra identificar exatamente a cobrança que tô contestando. Às vezes, pode ser um engano simples ou uma taxa que eu não lembrava.
- Entrar em Contato com a Operadora: Depois de identificar o problema, entro em contato com a operadora do cartão. Isso pode ser feito por telefone, chat online ou até mesmo pelo aplicativo do banco. Eles costumam ter um setor específico pra lidar com contestações de cobranças.
- Explicar a Situação: Quando falo com o atendente, explico calmamente o que aconteceu e por que estou contestando aquela cobrança. É importante ser claro e objetivo, apresentando todos os detalhes relevantes.
- Fornecer Evidências, se Possível: Se tiver alguma prova ou documento que comprove que a cobrança é indevida, como um recibo de pagamento ou um contrato, eu sempre forneço isso pra ajudar na contestação.
- Acompanhar o Processo: Depois de abrir a contestação, costumo acompanhar o processo de perto, seja pelo aplicativo do banco ou entrando em contato com a operadora regularmente. Assim, garanto que a situação seja resolvida o mais rápido possível.
Certa fez apareceu no meu extrato alguns lançamentos nacionais Bradesco e, como eu não tinha conhecimento, acabei contestando os valores.