Como contestar uma cobrança indevida no cartão de crédito?

Recebi uma cobrança indevida em meu cartão de crédito e gostaria de saber quais são os passos para contestar essa cobrança e obter um reembolso adequado.

2 curtidas

Olha, já precisei fazer isso algumas vezes e geralmente é um processo tranquilo, mas tem que seguir os passos certinhos. Aqui vai o que eu costumo fazer:

  1. Análise Detalhada da Fatura: Primeiro, eu dou uma olhada bem detalhada na fatura do cartão pra identificar exatamente a cobrança que tô contestando. Às vezes, pode ser um engano simples ou uma taxa que eu não lembrava.
  2. Entrar em Contato com a Operadora: Depois de identificar o problema, entro em contato com a operadora do cartão. Isso pode ser feito por telefone, chat online ou até mesmo pelo aplicativo do banco. Eles costumam ter um setor específico pra lidar com contestações de cobranças.
  3. Explicar a Situação: Quando falo com o atendente, explico calmamente o que aconteceu e por que estou contestando aquela cobrança. É importante ser claro e objetivo, apresentando todos os detalhes relevantes.
  4. Fornecer Evidências, se Possível: Se tiver alguma prova ou documento que comprove que a cobrança é indevida, como um recibo de pagamento ou um contrato, eu sempre forneço isso pra ajudar na contestação.
  5. Acompanhar o Processo: Depois de abrir a contestação, costumo acompanhar o processo de perto, seja pelo aplicativo do banco ou entrando em contato com a operadora regularmente. Assim, garanto que a situação seja resolvida o mais rápido possível.
2 curtidas

Se você identificou uma cobrança indevida no seu cartão-de-Crédito, não se preocupe! Vou te guiar passo a passo no processo de contestação para que você possa ter seu dinheiro de volta.

Confirme a cobrança indevida:

  • Revise o extrato do seu cartão: Certifique-se de que a cobrança em questão não se refere a uma compra que você realizou e esqueceu.
  • Identifique o valor e a data: Anote o valor da cobrança indevida e a data em que ela foi lançada em seu cartão.
  • Confira o nome da empresa: Verifique o nome da empresa ou loja que aparece no extrato como responsável pela cobrança.

Entre em contato com a empresa:

  • Canal de atendimento: Utilize o canal de atendimento da empresa responsável pela cobrança, seja ele SAC, site, aplicativo ou loja física.
  • Explique a situação: De forma clara e objetiva, explique que a cobrança é indevida e apresente os motivos que comprovam isso (por exemplo, erro no valor, produto não recebido, serviço não prestado).
  • Solicite o estorno: Solicite o estorno imediato do valor indevidamente cobrado e peça um número de protocolo para acompanhar o andamento da solicitação.
2 curtidas

Outra dica para complementar essa sugestão aqui da @manuelafernandes: Se você tiver algum tipo de comprovante ou evidência que respalde sua contestação, como recibos, contratos ou registros de comunicação com o estabelecimento, não deixe de apresentá-los à operadora do cartão. Isso pode fortalecer seu argumento e acelerar o processo de resolução. E tem esse vídeo aqui que pode ajudar:

2 curtidas

Acho que eles já explicaram bem acima, mas para mim, ter ciência sobre os seus direitos é um ponto FUNDAMENTAL nisso. Caso passe o prazo de 30 dias após o problema inicial, você deve entrar em contato com os órgãos responsáveis.

Órgãos de defesa do consumidor:

  • Procon: Se a empresa ou a operadora do cartão não solucionarem o problema, você pode buscar seus direitos no Procon da sua cidade.
  • Reclame Aqui: O Reclame Aqui também é uma plataforma online onde você pode registrar sua reclamação e buscar uma solução amigável com a empresa.
2 curtidas