Como comparar o custo total de um empréstimo?

@EvaCarvalho, uma dica é usar simuladores de empréstimos disponíveis nos sites dos bancos ou em plataformas de finanças.

Uma que eu costumo recomendar é a do Serasa, uma vez que ela é capaz de encontrar várias opções de acordo com a sua necessidade.

Essas ferramentas permitem que você coloque diferentes valores de empréstimo, prazos e veja as variações nas taxas de juros.

Assim, você consegue visualizar melhor as diferenças entre as ofertas e escolher a que tem o menor custo total para você.

A visualização dos juros compostos aplicados ao longo do tempo também é algo que esses simuladores oferecem e que ajuda muito na comparação.

Outra coisa que ao menos a ferramenta da Serasa oferece é a possibilidade de simular empréstimo com FGTS e saque-aniversário.

Particularmente eu acho essa ferramenta muito boa, prática e intuitiva de se utilizar. Facilita muita coisa.

Se essa última função de interessar, temos um tópico que detalha um pouco melhor esse assunto. Dá só uma olhada:

Além disso, para poder comparar, você precisa saber as condições de cada banco ou instituição, certo? Quanto a isso, os usuários do Fórum Net Dinheiro podem te ajudar, uma vez que temos diversos tópicos aqui que podem ser de seu interesse, como esses daqui:

Além disso, na nossa categoria que fala sobre :moneybag: Empréstimos você pode encontrar conteúdos muito ricos também. Considere dar uma olhada!

1 curtida