@EvaCarvalho, uma dica é usar simuladores de empréstimos disponíveis nos sites dos bancos ou em plataformas de finanças.
Uma que eu costumo recomendar é a do Serasa, uma vez que ela é capaz de encontrar várias opções de acordo com a sua necessidade.
Essas ferramentas permitem que você coloque diferentes valores de empréstimo, prazos e veja as variações nas taxas de juros.
Assim, você consegue visualizar melhor as diferenças entre as ofertas e escolher a que tem o menor custo total para você.
A visualização dos juros compostos aplicados ao longo do tempo também é algo que esses simuladores oferecem e que ajuda muito na comparação.
Outra coisa que ao menos a ferramenta da Serasa oferece é a possibilidade de simular empréstimo com FGTS e saque-aniversário.
Particularmente eu acho essa ferramenta muito boa, prática e intuitiva de se utilizar. Facilita muita coisa.
Se essa última função de interessar, temos um tópico que detalha um pouco melhor esse assunto. Dá só uma olhada:
Além disso, para poder comparar, você precisa saber as condições de cada banco ou instituição, certo? Quanto a isso, os usuários do Fórum Net Dinheiro podem te ajudar, uma vez que temos diversos tópicos aqui que podem ser de seu interesse, como esses daqui:
- Empréstimo consignado Crefisa
- Quais são os principais fatores a considerar ao escolher entre um empréstimo pessoal e um empréstimo com garantia?
- Melhores bancos que fazem empréstimo para negativados
- Como conseguir Empréstimo Sim com garantia de veículo
- Como conseguir o Empréstimo Help!
- Como conseguir empréstimo Just
- Quais fintechs oferecem as melhores condições de empréstimo?
Além disso, na nossa categoria que fala sobre
Empréstimos você pode encontrar conteúdos muito ricos também. Considere dar uma olhada!