Quero entender como comparar o custo total de diferentes ofertas de empréstimo, incluindo taxas de juros e encargos. Alguém pode explicar os principais pontos a considerar?
Para comparar o custo total de diferentes empréstimos, o ponto inicial é sempre olhar para a taxa de juros efetiva, mas não para por aí.
Você também precisa verificar as taxas administrativas e outros encargos que podem ser cobrados.
Um termo muito importante aqui é o Custo Efetivo Total (CET), que inclui todos os encargos e despesas do empréstimo.
Dessa forma, você consegue ver o quanto realmente vai pagar pelo dinheiro que está pegando emprestado. Não se esqueça de pedir essa informação antes de fechar qualquer negócio!
A melhor forma de comparar o custo total de um empréstimo é olhando o CET - Custo Efetivo Total , assim como a @annasilva mencionou.
Ele engloba tudo, juros, taxas e outros encargos. Sempre peço isso antes de decidir!
Concordo com a @annasilva e com a @Elzatito sobre o CET. Mas não esqueçam de considerar o prazo do empréstimo .
Até mesmo porque empréstimos mais longos podem parecer mais leves por mês, mas no final, você paga mais juros.
E aí, tudo bem? Vamos lá, além de olhar o CET, é fundamental entender o prazo do empréstimo.
Empréstimos com prazos mais longos podem parecer mais baratos por causa das parcelas menores, mas geralmente resultam em um custo total maior no final.
Então, sempre faça as contas do quanto você pagará no total ao fim do empréstimo comparando os diferentes prazos.
Isso pode te ajudar a decidir se vale a pena pegar um empréstimo com parcelas um pouco maiores, mas que termina mais rápido.
Isso é verdade. Mas às vezes, a gente precisa de parcelas menores mesmo que pague mais no final, né? Depende muito da situação financeira de cada um.
Falando em situação financeira, sempre vale a pena tentar negociar diretamente com seu banco se você já é cliente há tempos. Eles podem oferecer condições melhores para manter você satisfeito.
@EvaCarvalho, uma dica é usar simuladores de empréstimos disponíveis nos sites dos bancos ou em plataformas de finanças.
Uma que eu costumo recomendar é a do Serasa, uma vez que ela é capaz de encontrar várias opções de acordo com a sua necessidade.
Essas ferramentas permitem que você coloque diferentes valores de empréstimo, prazos e veja as variações nas taxas de juros.
Assim, você consegue visualizar melhor as diferenças entre as ofertas e escolher a que tem o menor custo total para você.
A visualização dos juros compostos aplicados ao longo do tempo também é algo que esses simuladores oferecem e que ajuda muito na comparação.
Outra coisa que ao menos a ferramenta da Serasa oferece é a possibilidade de simular empréstimo com FGTS e saque-aniversário.
Particularmente eu acho essa ferramenta muito boa, prática e intuitiva de se utilizar. Facilita muita coisa.
Se essa última função de interessar, temos um tópico que detalha um pouco melhor esse assunto. Dá só uma olhada:
Além disso, para poder comparar, você precisa saber as condições de cada banco ou instituição, certo? Quanto a isso, os usuários do Fórum Net Dinheiro podem te ajudar, uma vez que temos diversos tópicos aqui que podem ser de seu interesse, como esses daqui:
- Empréstimo consignado Crefisa
- Quais são os principais fatores a considerar ao escolher entre um empréstimo pessoal e um empréstimo com garantia?
- Melhores bancos que fazem empréstimo para negativados
- Como conseguir Empréstimo Sim com garantia de veículo
- Como conseguir o Empréstimo Help!
- Como conseguir empréstimo Just
- Quais fintechs oferecem as melhores condições de empréstimo?
Além disso, na nossa categoria que fala sobre
Empréstimos você pode encontrar conteúdos muito ricos também. Considere dar uma olhada!
De fato, não custa nada usar simuladores online para comparar diferentes ofertas. Eu mesmo faço isso e já me ajudou a escolher o empréstimo com melhores condições várias vezes.
Você poderia compartilhar alguns desses simuladores? Estou procurando e tem tantas opções que fico perdida.
Não se esqueça de considerar possíveis seguros e tarifas que podem ser embutidos no contrato de empréstimo.
Muitas vezes, esses custos adicionais são obrigatórios e variam bastante entre os bancos. Faça questão de perguntar sobre todos os custos extras e incluí-los nas suas comparações.
Às vezes, um empréstimo pode parecer mais barato à primeira vista, mas os adicionais fazem ele se tornar menos atrativo.
Eva, não esqueça de checar todas as taxas administrativas e custos extras que possam ser cobrados. Às vezes, o juro parece baixo, mas as taxas acabam aumentando muito o custo total.
@EvaCarvalho, considere o seu relacionamento com o banco ou instituição financeira.
Às vezes, clientes com um longo histórico e bom relacionamento podem conseguir condições especiais, como taxas de juros reduzidas e isenção de algumas tarifas.
Vale a pena conversar com seu gerente para saber se há benefícios exclusivos para você antes de tomar uma decisão.
E sempre compare isso com ofertas de outras instituições para garantir que está fazendo a melhor escolha.
O simulador que o @Renato_Noir falou é excelente, pois ele busca todas as opções que se enquadram nas suas condições.
Mas, além disso, geralmente o banco ou instituição financeira já possui um simulador próprio, levando em conta as taxas aplicadas etc.
Então, eu recomendo você sempre dar uma olhada no site oficial da instituição e ver se eles oferecem essa opção.
Como eu mostrei acima, o Bradesco tem a sua própria ferramenta de simulação, o que já nos faz entender exatamente as condições.
Algo que eu gosto do Bradesco é o fato dele mostrar todas as informações necessárias, como o CET e vários outros. Olha só:
Assim que você termina a sua simulação, todas as informações já ficam disponíveis, o que facilita bastante coisa para fins comparativos.