Estou procurando orientações sobre como cancelar uma compra feita com meu cartão de crédito.
Se você precisa cancelar uma compra feita com seu cartão de crédito, a primeira coisa é tentar resolver direto com a loja. Às vezes rola devolução ou reembolso por lá mesmo. Se não der certo, dá uma olhada na política do seu cartão. Algumas empresas têm proteção ao consumidor e podem ajudar nessa situação. Se precisar, entra em contato com a operadora do cartão e explica o que rolou. É importante documentar tudo: datas, horários, nomes de quem você falou e números de protocolo. E não esquece de ficar de olho no processo pra garantir que tudo se resolva direitinho.
Compra online:
- Acesse o site da loja onde você fez a compra.
- Localize a seção “Meus Pedidos” ou “Histórico de Compras”.
- Encontre o pedido que deseja cancelar e clique na opção “Cancelar Pedido”.
- Siga as instruções na tela para finalizar o cancelamento.
- Se não encontrar a opção de cancelamento online, entre em contato com o atendimento ao cliente da loja.
Compra presencial:
- Entre em contato com a loja onde você fez a compra o mais rápido possível.
- Informe o número do cartão de crédito, data da compra e valor do produto.
- Solicite o cancelamento da compra e o estorno do valor.
- Guarde o comprovante de cancelamento para sua segurança.
Débito automático:
- Entre em contato com a empresa que cobra o débito automático.
- Informe o número do cartão de crédito e o valor do débito.
- Solicite o cancelamento do débito automático e o estorno do valor.
- Guarde o comprovante de cancelamento para sua segurança.
Acho legal adicionar alguns fatos jurídicos aqui na conversa! Trabalho com isso e acredito que esse é um conhecimento que poucas pessoas têm sobre compras (tanto digitais, quanto presenciais). O que eu posso adicionar é o seguinte:
- O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o seu direito de cancelar compras online em até 7 dias após o recebimento do produto.
- Para compras presenciais, o prazo varia de acordo com a loja, mas geralmente é de até 30 dias.
- Em caso de débito automático não autorizado, você tem até 48 horas para solicitar o estorno do valor.
- Se a empresa se recusar a cancelar a compra ou estornar o valor, você pode buscar seus direitos no Procon ou no Tribunal de Justiça.
Quando eu realizei um cancelamento de uma compra, eu tive que ser muito rápida na ação! Isso porque quanto mais você demora, pior para você conseguir completar a ação.
Por isso, tenha em mãos:
- Número do cartão de crédito;
- Data da compra;
- Valor do produto ou serviço;
- Comprovante da compra (se houver).
Seja educado e firme ao solicitar o cancelamento. Explique o motivo do cancelamento de forma clara e objetiva. Em caso de recusa, solicite falar com um supervisor. Anote o nome da pessoa que te atendeu e o número de protocolo do atendimento.
E, caso não esteja funcionando, saiba dos seus direitos, assim como a colega colocou acima. O CDC deve ser cumprido.