Como cancelar compra feita com cartão de crédito?

Estou procurando orientações sobre como cancelar uma compra feita com meu cartão de crédito.

1 curtida

Se você precisa cancelar uma compra feita com seu cartão de crédito, a primeira coisa é tentar resolver direto com a loja. Às vezes rola devolução ou reembolso por lá mesmo. Se não der certo, dá uma olhada na política do seu cartão. Algumas empresas têm proteção ao consumidor e podem ajudar nessa situação. Se precisar, entra em contato com a operadora do cartão e explica o que rolou. É importante documentar tudo: datas, horários, nomes de quem você falou e números de protocolo. E não esquece de ficar de olho no processo pra garantir que tudo se resolva direitinho.

1 curtida

Compra online:

• Acesse o site da loja onde você fez a compra.
  • Localize a seção “Meus Pedidos” ou “Histórico de Compras”.
  • Encontre o pedido que deseja cancelar e clique na opção “Cancelar Pedido”.
  • Siga as instruções na tela para finalizar o cancelamento.
  • Se não encontrar a opção de cancelamento online, entre em contato com o atendimento ao cliente da loja.

Compra presencial:

• Entre em contato com a loja onde você fez a compra o mais rápido possível.
  • Informe o número do cartão de crédito, data da compra e valor do produto.
  • Solicite o cancelamento da compra e o estorno do valor.
  • Guarde o comprovante de cancelamento para sua segurança.

Débito automático:

• Entre em contato com a empresa que cobra o débito automático.
  • Informe o número do cartão de crédito e o valor do débito.
  • Solicite o cancelamento do débito automático e o estorno do valor.
  • Guarde o comprovante de cancelamento para sua segurança.
1 curtida

Acho legal adicionar alguns fatos jurídicos aqui na conversa! Trabalho com isso e acredito que esse é um conhecimento que poucas pessoas têm sobre compras (tanto digitais, quanto presenciais). O que eu posso adicionar é o seguinte:

• O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o seu direito de cancelar compras online em até 7 dias após o recebimento do produto.
  • Para compras presenciais, o prazo varia de acordo com a loja, mas geralmente é de até 30 dias.
  • Em caso de débito automático não autorizado, você tem até 48 horas para solicitar o estorno do valor.
  • Se a empresa se recusar a cancelar a compra ou estornar o valor, você pode buscar seus direitos no Procon ou no Tribunal de Justiça.
1 curtida

Quando eu realizei um cancelamento de uma compra, eu tive que ser muito rápida na ação! Isso porque quanto mais você demora, pior para você conseguir completar a ação.

Por isso, tenha em mãos:

• Número do cartão de crédito;
  • Data da compra;
  • Valor do produto ou serviço;
  • Comprovante da compra (se houver).

Seja educado e firme ao solicitar o cancelamento. Explique o motivo do cancelamento de forma clara e objetiva. Em caso de recusa, solicite falar com um supervisor. Anote o nome da pessoa que te atendeu e o número de protocolo do atendimento.

E, caso não esteja funcionando, saiba dos seus direitos, assim como a colega colocou acima. O CDC deve ser cumprido.

1 curtida