Como as cisternas do programa funcionam?

Eu gostaria de entender como exatamente funcionam essas cisternas instaladas pelo programa. Alguém pode explicar como é o sistema de captação e armazenamento da água?

6 curtidas

O Programa Cisternas é uma iniciativa do governo federal brasileiro, que visa promover a captação e o armazenamento de água da chuva em regiões de escassez hídrica.

4 curtidas

Olha, o sistema de cisternas instaladas por programas como esse é bem interessante. Basicamente, ele funciona assim:

1. Captação da Água: A água da chuva é captada através de calhas instaladas no telhado da casa. Essas calhas direcionam a água para um tubo que leva até a cisterna.

2. Filtragem Inicial: Antes de entrar na cisterna, a água passa por um filtro, geralmente uma caixa de areia, para remover sujeiras maiores como folhas e galhos. Isso ajuda a manter a água mais limpa.

3. Armazenamento: A água vai para a cisterna, que é um grande reservatório, geralmente feito de concreto ou plástico resistente. A cisterna é subterrânea ou semi-enterrada, para manter a água fresca e protegida da luz solar, o que ajuda a evitar a proliferação de algas.

4. Distribuição: Quando você precisa usar a água, ela é bombeada da cisterna para a casa, onde pode ser utilizada para atividades como regar plantas, lavar roupas e até mesmo para consumo, se for tratada adequadamente.

Então, a ideia é captar e armazenar a água da chuva, para que você possa usá-la em momentos secos, reduzindo a dependência de água potável e ajudando a economizar.

É um sistema que, além de ajudar a economia, também contribui para a preservação dos recursos hídricos.

5 curtidas

Olha, eu vi de perto o funcionamento das cisternas no sertão, e o sistema é muito simples e eficiente, a água da chuva que cai no telhado é captada por calhas e direcionada para dentro da cisterna, que é uma espécie de grande reservatório de cimento enterrado no chão.

O legal é que essa água, depois de armazenada, pode ser usada para beber, cozinhar e até para regar plantações, dependendo da necessidade.

4 curtidas

Particularmente, eu acho fascinante como essas cisternas transformam o cotidiano, as cisternas captam a água da chuva de uma maneira bem simples: você coloca calhas no telhado e direciona para o reservatório que fica no subsolo ou à superfície.

Essa água é armazenada para quando não há chuva, e aí vem a mágica. O acesso à água fica mais fácil, e as famílias podem se dedicar a outras atividades, sem a preocupação constante de buscar água. Pra mim, o melhor é como isso resolve de maneira prática uma questão tão básica.

Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do Net Dinheiro e acabaram me ajudando Talvez possa ser útil para você:

https://netdinheiro.com.br/t/quais-sao-os-beneficios-de-participar-do-programa-cisternas/114549/4
https://netdinheiro.com.br/t/o-que-e-o-programa-cisternas-e-quem-pode-participar/114547

4 curtidas