Como administrar um salário de 1.500 reais?

Estou ganhando R$ 1.500 por mês e acho difícil fazer meu dinheiro render até o fim do mês. Quais são as melhores estratégias para organizar esse orçamento apertado, pagar minhas contas e ainda conseguir guardar um pouco todo mês?

5 curtidas

Olha, com um salário de R$ 1.500, dá pra organizar sim mas exige foco e disciplina. O segredo está em saber exatamente quanto entra, quanto sai, cortar excessos e guardar um pouquinho todo mês. Mesmo que pareça pouco, o importante é criar o hábito.

Uma estratégia bem útil é seguir a regra 50-30-20, adaptando à sua realidade. Veja essa tabela com uma sugestão de como dividir esse valor mensal:

Categoria Valor Sugerido (R$) Dicas Práticas
Essenciais (50%) R$ 750 Aluguel, luz, água, gás, alimentação básica, transporte.
Não essenciais (30%) R$ 450 Delivery, passeios, roupas, assinaturas. Corte onde puder e priorize o necessário.
Poupança (20%) R$ 300 Crie uma reserva de emergência. Se R$ 300 for muito, comece com R$ 50 e vá subindo.

Se seus custos fixos são mais altos que R$ 750, o ideal é ajustar os percentuais, buscando economias em alimentação, transporte ou renegociando contas.

Outras dicas que ajudam bastante:

• Anote tudo o que gasta. Um caderninho ou app já ajuda muito.
  • Planeje as refeições da semana e evite delivery.
  • Use transporte público ou caminhe sempre que possível.
  • Evite parcelamentos no cartão, especialmente para coisas supérfluas.
  • Aproveite cupons, cashback e promoções.
  • Cancele serviços que não usa com frequência, como assinaturas de streaming.

E se conseguir uma renda extra, mesmo que pequena, ajuda bastante. Pode ser venda de doces, artesanato, freelance, revenda, etc.

Recomendo muito esse vídeo aqui com dicas práticas pra te ajudar a organizar melhor as contas e começar a guardar mesmo com orçamento apertado:

Olha, aqui na comunidade Net Dinheiro temos outros conteúdos e muitas dicas, confiram.

5 curtidas

Olha, R$ 1.500 pra quem tem filho pequeno como eu é apertado sim, não vou mentir. Mas o que me salvou foi montar um orçamento bem certinho no papel.

4 curtidas

Eu sou autônomo e minha renda varia, mas na média fico por volta de R$ 1.500 também, uma coisa que me ajudou foi aprender a viver abaixo desse valor.

Sim, abaixo, eu finjo que ganho R$ 1.300 e guardo os R$ 200 no início do mês. Faço isso automático, já mando pra uma conta separada.

4 curtidas

Eu anoto tudo num caderninho desde o aluguel até um real que gastei na padaria. Assim sei pra onde tá indo meu dinheiro. Antes eu nem via o dinheiro passar, mas agora consigo controlar. Também parei com cartão de crédito, só compro o que dá pra pagar na hora.

4 curtidas

No começo, achei impossível fazer R$ 1.500 durar. Aí comecei a estudar educação financeira por conta própria e entendi que o problema era mais hábito do que o valor em si.

4 curtidas

Segui a dica do 50-30-20, mas ajustada pra minha realidade, comecei a cozinhar, fui a pé pro trabalho, cancelei Spotify e Netflix (uso o de um amigo) e passei a usar um app pra controlar tudo.

4 curtidas

Evito compras parceladas. É muito fácil cair na ilusão de que cabe no orçamento, mas quando vê, o mês já começou devendo.

4 curtidas

Administro meu salário assim 60% vai pra despesas fixas (aluguel, água, luz, comida), 20% pra transporte e gastos do dia a dia, e os outros 20% tento guardar ou usar em algo que possa me render mais dinheiro, tipo comprar produto barato pra revender.

4 curtidas

Eu sou de uma geração que não teve educação financeira, mas aprendi tarde que controlar o dinheiro é melhor que correr atrás depois.

Hoje, anoto tudo, tenho um caderninho de metas e planejo cada compra. Me organizo com listas de supermercado e evito sair de casa sem objetivo, porque aí a gente sempre gasta.

Guardo R$ 100 por mês em um CDB com liquidez diária e, quando tenho um imprevisto, uso esse fundo. Pode parecer pouco, mas me dá uma tranquilidade que eu nunca tive.

4 curtidas

Moro com meus pais e ganho R$ 1.500 por mês. Como posso administrar esse dinheiro da melhor forma pra já começar a me organizar financeiramente?

4 curtidas

Cara, se você mora com seus pais e não precisa pagar aluguel ou contas pesadas, você tá com uma baita vantagem pra começar bem sua vida financeira. Separa seu salário assim uns R$ 600 pra seus gastos pessoais (alimentação, transporte, um lazer), R$ 300 pra investir em você (curso, livro, app de idiomas, por exemplo), e os outros R$ 600 tenta guardar.

Pra te ajudar mais nisso, recomendo demais esse vídeo aqui com dicas práticas e realistas pra quem quer organizar as finanças mesmo com pouco dinheiro:

4 curtidas