Estou ganhando R$ 1.500 por mês e acho difícil fazer meu dinheiro render até o fim do mês. Quais são as melhores estratégias para organizar esse orçamento apertado, pagar minhas contas e ainda conseguir guardar um pouco todo mês?
Olha, com um salário de R$ 1.500, dá pra organizar sim mas exige foco e disciplina. O segredo está em saber exatamente quanto entra, quanto sai, cortar excessos e guardar um pouquinho todo mês. Mesmo que pareça pouco, o importante é criar o hábito.
Uma estratégia bem útil é seguir a regra 50-30-20, adaptando à sua realidade. Veja essa tabela com uma sugestão de como dividir esse valor mensal:
| Categoria | Valor Sugerido (R$) | Dicas Práticas |
|---|---|---|
| Essenciais (50%) | R$ 750 | Aluguel, luz, água, gás, alimentação básica, transporte. |
| Não essenciais (30%) | R$ 450 | Delivery, passeios, roupas, assinaturas. Corte onde puder e priorize o necessário. |
| Poupança (20%) | R$ 300 | Crie uma reserva de emergência. Se R$ 300 for muito, comece com R$ 50 e vá subindo. |
Se seus custos fixos são mais altos que R$ 750, o ideal é ajustar os percentuais, buscando economias em alimentação, transporte ou renegociando contas.
Outras dicas que ajudam bastante:
- Anote tudo o que gasta. Um caderninho ou app já ajuda muito.
- Planeje as refeições da semana e evite delivery.
- Use transporte público ou caminhe sempre que possível.
- Evite parcelamentos no cartão, especialmente para coisas supérfluas.
- Aproveite cupons, cashback e promoções.
- Cancele serviços que não usa com frequência, como assinaturas de streaming.
E se conseguir uma renda extra, mesmo que pequena, ajuda bastante. Pode ser venda de doces, artesanato, freelance, revenda, etc.
Recomendo muito esse vídeo aqui com dicas práticas pra te ajudar a organizar melhor as contas e começar a guardar mesmo com orçamento apertado:
Olha, aqui na comunidade Net Dinheiro temos outros conteúdos e muitas dicas, confiram.
Olha, R$ 1.500 pra quem tem filho pequeno como eu é apertado sim, não vou mentir. Mas o que me salvou foi montar um orçamento bem certinho no papel.
Eu sou autônomo e minha renda varia, mas na média fico por volta de R$ 1.500 também, uma coisa que me ajudou foi aprender a viver abaixo desse valor.
Sim, abaixo, eu finjo que ganho R$ 1.300 e guardo os R$ 200 no início do mês. Faço isso automático, já mando pra uma conta separada.
Eu anoto tudo num caderninho desde o aluguel até um real que gastei na padaria. Assim sei pra onde tá indo meu dinheiro. Antes eu nem via o dinheiro passar, mas agora consigo controlar. Também parei com cartão de crédito, só compro o que dá pra pagar na hora.
No começo, achei impossível fazer R$ 1.500 durar. Aí comecei a estudar educação financeira por conta própria e entendi que o problema era mais hábito do que o valor em si.
Segui a dica do 50-30-20, mas ajustada pra minha realidade, comecei a cozinhar, fui a pé pro trabalho, cancelei Spotify e Netflix (uso o de um amigo) e passei a usar um app pra controlar tudo.
Evito compras parceladas. É muito fácil cair na ilusão de que cabe no orçamento, mas quando vê, o mês já começou devendo.
Administro meu salário assim 60% vai pra despesas fixas (aluguel, água, luz, comida), 20% pra transporte e gastos do dia a dia, e os outros 20% tento guardar ou usar em algo que possa me render mais dinheiro, tipo comprar produto barato pra revender.
Eu sou de uma geração que não teve educação financeira, mas aprendi tarde que controlar o dinheiro é melhor que correr atrás depois.
Hoje, anoto tudo, tenho um caderninho de metas e planejo cada compra. Me organizo com listas de supermercado e evito sair de casa sem objetivo, porque aí a gente sempre gasta.
Guardo R$ 100 por mês em um CDB com liquidez diária e, quando tenho um imprevisto, uso esse fundo. Pode parecer pouco, mas me dá uma tranquilidade que eu nunca tive.
Moro com meus pais e ganho R$ 1.500 por mês. Como posso administrar esse dinheiro da melhor forma pra já começar a me organizar financeiramente?
Cara, se você mora com seus pais e não precisa pagar aluguel ou contas pesadas, você tá com uma baita vantagem pra começar bem sua vida financeira. Separa seu salário assim uns R$ 600 pra seus gastos pessoais (alimentação, transporte, um lazer), R$ 300 pra investir em você (curso, livro, app de idiomas, por exemplo), e os outros R$ 600 tenta guardar.
Pra te ajudar mais nisso, recomendo demais esse vídeo aqui com dicas práticas e realistas pra quem quer organizar as finanças mesmo com pouco dinheiro: