Cashback ou cupom de desconto: qual costuma compensar mais?

Às vezes aparece cashback, às vezes cupom. Como vocês decidem qual opção escolher?

7 curtidas

Eu sempre comparo o valor final. Parece óbvio, mas muita gente não faz a conta. Se o cupom me dá 15% de desconto agora e o cashback é 10%, prefiro o cupom. Dinheiro na hora costuma compensar mais, principalmente se eu não tiver certeza de quando o cashback vai cair.

Para mim, a regra é simples: vejo qual opção deixa o valor final menor no momento da compra.

4 curtidas

Eu já faço diferente. Se a diferença não for muito grande, prefiro cashback, porque acaba virando um “saldo acumulado”. No fim do ano, quando vou ver, já tenho um valor interessante para sacar.

Mas só escolho cashback quando o percentual é bom e a loja costuma liberar dentro do prazo. Se for 2% ou 3%, geralmente não vale a pena abrir mão de um cupom maior.

5 curtidas

Eu tomo cuidado porque às vezes usar cupom cancela o cashback. Já aconteceu comigo. Entrei pelo link da plataforma, usei um cupom que encontrei fora dela e perdi o cashback.

Hoje eu sempre leio as regras. Se o cupom não for autorizado pela plataforma, pode anular o benefício.

5 curtidas

Se o cupom oferece um desconto maior do que o valor que você receberia de cashback, normalmente ele compensa mais, porque reduz o preço imediatamente. Você paga menos na hora e não depende de validação posterior.

Por outro lado, o cashback pode valer mais a pena quando o percentual é alto ou quando você já costuma acumular saldo na plataforma. Ele funciona como um retorno financeiro futuro, mas exige paciência, já que a liberação pode levar semanas ou meses.

Alguns pontos para decidir melhor:

• Compare o valor final real, não apenas o percentual

• Verifique se o cupom anula o cashback

• Considere o prazo de liberação

• Avalie se você prefere economia imediata ou retorno posterior

Na prática, a melhor escolha é aquela que reduz mais o custo total da compra — seja agora, seja depois. O importante é fazer a conta antes de finalizar.

Esse vídeo é muito legal para saber como conseguir algum benefício com suas compras.

9 curtidas

Eu quase sempre escolho cupom. Para mim, desconto na hora é mais seguro. Já tive cashback que demorou meses e isso me desanimou um pouco. Quando uso cupom, sei exatamente quanto estou economizando naquele momento e não fico dependendo de aprovação depois.

Só opto por cashback quando a porcentagem é bem maior do que o cupom disponível.

4 curtidas

Depende muito da situação. Em compras pequenas, prefiro cupom porque a diferença no cashback costuma ser pouca. Agora, em compras grandes, como eletrônicos, já escolhi cashback porque o valor acumulado era significativo.

Também levo em conta se vou realmente sacar aquele dinheiro depois ou se vai ficar parado na plataforma.

5 curtidas

Uma vez peguei 20% de cashback numa promoção relâmpago. Nenhum cupom chegava perto disso. Nesse caso, compensou muito esperar a liberação.

Mas fora promoções assim, normalmente os cupons dão vantagem maior no valor final.

4 curtidas

Eu penso em fluxo de caixa. Se estou controlando orçamento, prefiro pagar menos agora com cupom. Cashback é interessante, mas é um valor que você só verá depois. Para quem precisa de economia imediata, o cupom costuma ser melhor.

5 curtidas