Comecei a receber cashback com frequência e fiquei na dúvida se isso precisa ser declarado. Alguém aqui já passou por essa situação?
Quando comecei a fazer compras com cashback no cartão e apps, também fiquei na dúvida se tinha que colocar isso no meu imposto de renda. Perguntei ao meu contador e ele disse que não, então fiquei despreocupada. Ele deve saber mais do que eu ![]()
Conversei com um amigo meu que é contador e ele foi bem claro: não precisa declarar por não se tratar de um aumento de renda. Ou seja, se eu recebo R$ 30 de cashback por uma compra de R$ 300, isso não vai pra ficha de rendimentos nem aumenta meus rendimentos tributáveis.
Tem um vídeo que assisti há pouco tempo também que falava sobre isso:
https://youtu.be/18gwFM4ag7s?si=RWakLtfGtrdjAU0M
Ele explica muito bem. Vale a pena dar uma olhada.
Renato, sou contadora e já te adianto que não precisa declarar. Vou te explicar melhor:
O cashback que você recebe por compras rotineiras (em apps, cartão de crédito, lojas parceiras etc.) não precisa ser declarado no IR porque a Receita entende que isso não é um ganho novo, é só uma parte do que você já pagou voltando pra você. Olha só o que disseram na Solução de Consulta n. 653/2017:

Então, quando você compra alguma coisa, usa o dinheiro que já era seu. A devolução de parte desse valor né como um troco ou ajuste no preço final.
Só haveria obrigação se o valor que você recebeu fosse considerado renda mesmo. Por exemplo, se fosse um prêmio em dinheiro sem relação com a compra ou se fosse algo pago por terceiros sem relação com gasto anterior.
Se surgir algum caso diferente (tipo comissão ou pagamento que não seja compensação de compra), aí sim vale conversar com um contador pra ver se entra como rendimento.
Abraços😉
Vi numa matéria da CNN Brasil que a Receita entende que cashback não é renda, só devolução de parte do que você já pagou. Então, em regra, não precisa declarar. Será que vale mesmo ou teve alguma mudança? Porque já tem um tempo que a matéria foi publicada ![]()
Vale sim, Cristiano. Dá uma olhada na explicação que dei acima.![]()