Hoje vim compartilhar uma informação muito aguardada por milhares de estudantes e suas famílias, o pagamento retroativo do Pé-de-Meia já tem data marcada para começar!
A partir do dia 18 de junho de 2025, o Governo Federal vai liberar os valores acumulados para quem teve pendências resolvidas.
O que é o pagamento retroativo do Pé-de-Meia?
O pagamento retroativo nada mais é do que a liberação dos valores que deixaram de ser pagos nos meses anteriores devido a falhas no cadastro ou falta de atualização das informações escolares.
Agora, quem regularizou a situação poderá receber os valores acumulados.
Quem tem direito a receber?
Os critérios para receber o pagamento retroativo já em junho são:
Estar cadastrado no programa Pé-de-Meia;
Ter os dados escolares corretamente preenchidos e atualizados;
Atenção: estudantes que estavam com o benefício travado desde 2024 e agora regularizaram os dados também entram na lista de pagamento, desde que atendam às exigências acima.
Calendário de pagamento
Confira as datas previstas:
Situação do cadastro
Previsão de pagamento
Dados enviados até 18/06
Entre 18 e 30 de junho
Dados enviados após 18/06
Setembro de 2025
Prazo final para envio pelas escolas
1º de agosto de 2025
Como consultar se você vai receber?
Veja o passo a passo para conferir sua situação no Portal Cidadão:
Gente, essa notícia do retroativo do Pé-de-Meia me salvou! Eu estava achando que tinha perdido tudo porque não recebi nada em 2024. Agora vi que se a escola atualizou meus dados, posso receber tudo junto…
Vai depender de quantos meses ele ficou sem receber, mas o MEC informou que o valor será proporcional aos meses de direito. Se tiver tudo certinho, vem sim acumulado numa parcela única agora em junho.
Desde que ele esteja matriculado no ensino médio público e com os dados atualizados, acho que pode sim receber, mesmo com 19 anos. O importante é estar ativo no programa.