Benefício Pé-de-Meia; pagamento retroativo começa em 18 de junho veja os critérios!

Olá, comunidade Net Dinheiro!

Hoje vim compartilhar uma informação muito aguardada por milhares de estudantes e suas famílias, o pagamento retroativo do Pé-de-Meia já tem data marcada para começar!

A partir do dia 18 de junho de 2025, o Governo Federal vai liberar os valores acumulados para quem teve pendências resolvidas.

O que é o pagamento retroativo do Pé-de-Meia?

O pagamento retroativo nada mais é do que a liberação dos valores que deixaram de ser pagos nos meses anteriores devido a falhas no cadastro ou falta de atualização das informações escolares.

Agora, quem regularizou a situação poderá receber os valores acumulados.

Quem tem direito a receber?

Os critérios para receber o pagamento retroativo já em junho são:

• Estar cadastrado no programa Pé-de-Meia;
  • Ter os dados escolares corretamente preenchidos e atualizados;

Atenção: estudantes que estavam com o benefício travado desde 2024 e agora regularizaram os dados também entram na lista de pagamento, desde que atendam às exigências acima.

Calendário de pagamento

Confira as datas previstas:

Situação do cadastro Previsão de pagamento
Dados enviados até 18/06 Entre 18 e 30 de junho
Dados enviados após 18/06 Setembro de 2025
Prazo final para envio pelas escolas 1º de agosto de 2025

Como consultar se você vai receber?

Veja o passo a passo para conferir sua situação no Portal Cidadão:

1. Acesse o site gov.br;
  2. Digite “Portal Cidadão” na barra de busca;
  3. Selecione o programa Pé-de-Meia;
  4. Verifique se há valores disponíveis ou se há pendências cadastrais.

Compartilhe esta notícia com quem pode se beneficiar, e fique ligado aqui no Site Net Dinheiro para mais atualizações como essa.

4 curtidas

Gente, essa notícia do retroativo do Pé-de-Meia me salvou! Eu estava achando que tinha perdido tudo porque não recebi nada em 2024. Agora vi que se a escola atualizou meus dados, posso receber tudo junto…

4 curtidas

Boa dia, alguém sabe dizer se o valor vem todo de uma vez ou vai ser parcelado? Meu filho estuda desde o começo de 2024 e nunca recebeu nada.

4 curtidas

Vai depender de quantos meses ele ficou sem receber, mas o MEC informou que o valor será proporcional aos meses de direito. Se tiver tudo certinho, vem sim acumulado numa parcela única agora em junho.

4 curtidas

Tô tentando acessar o Portal Cidadão, mas não estou achando onde consultar o Pé-de-Meia. Alguém tem um passo a passo mais direto?

4 curtidas

:one: Entra em gov.br
:two: Procura por “Portal Cidadão
:three: Clica em “Benefícios”
:four: Seleciona “Pé-de-Meia”
:five: Aí vai aparecer se tem valor liberado ou pendência

Só precisa estar logado com CPF.

4 curtidas

Alguém sabe se tem limite de idade pra receber o retroativo? Meu irmão tem 19 anos e ainda está na escola.

5 curtidas

Desde que ele esteja matriculado no ensino médio público e com os dados atualizados, acho que pode sim receber, mesmo com 19 anos. O importante é estar ativo no programa.

4 curtidas

Tô com problema para acessar o Portal Cidadão, aparece erro toda hora. Será que tem outra forma de consultar?

5 curtidas

Às vezes o site fica lento. Tenta acessar fora do horário de pico ou pelo aplicativo “Gov.br” no celular. Lá também tem acesso ao Pé-de-Meia.

Lembrando que esse valor estará disponível a partir do dia 18 de junho.

4 curtidas