Beneficiários do BPC têm nova vantagem além do salário mensal fixo; confira

Caixa Econômica Federal anuncia uma nova vantagem para os titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o que permite aos beneficiários direcionar o dinheiro para outras necessidades essenciais.

A Caixa Econômica Federal surpreende ao anunciar uma vantagem inédita para os titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Em princípio, a iniciativa visa proporcionar aos recebedores um novo privilégio, muito além do salário mensal fixo concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na prática, significa que o benefício, destinado a aposentados com 65 anos ou mais e a cidadãos com deficiência, não se resumirá aos pagamentos mensais equivalente ao salário mínimo vigente no país, atualmente R$ 1.412.

Caixa anuncia nova vantagem para beneficiários do BPC

Além do valor padrão, os beneficiários do BPC agora têm a oportunidade de desfrutar de um benefício relacionado ao programa Minha Casa, Minha Vida.

A saber, esta nova vantagem implica a isenção na quitação das parcelas do programa habitacional do Governo Federal. Isso porque a Caixa Econômica Federal assumirá integralmente as responsabilidades pelo pagamento das parcelas.

Dessa forma, a instituição permitirá que o dinheiro do beneficiário seja direcionado para outras necessidades essenciais, como remédios, alimentação e itens de higiene.

Como saber se serei beneficiado?

O processo de isenção para as famílias beneficiadas pelo Governo Federal será integralmente conduzido pela Caixa Econômica Federal.

Após receberem a notificação, as famílias devem comparecer a uma agência da Caixa para concluir os procedimentos necessários. Tais procedimentos incluem a obtenção do certificado de quitação e a transferência da posse para o novo imóvel.

Concluído o processo, as famílias podem desfrutar do imóvel sem a preocupação de pagamentos futuros. É importante esclarecer que, mesmo com a isenção, não está prevista a devolução das parcelas do financiamento já pagas até a data da concessão do benefício.

Para obter mais informações sobre o Minha Casa Minha Vida e detalhes desse novo benefício, os interessados podem acessar o site oficial do programa.

Quem, de fato, se beneficia dessa vantagem?

Essa medida abrange tanto contratos em andamento quanto novos contratos, e proporciona aos beneficiários a quitação da moradia, a entrega do título de posse e demais documentações necessárias para completar o processo de transferência da propriedade.

Para ter acesso ao BPC, é necessário que o indivíduo tenha no mínimo 65 anos e uma renda familiar inferior a um quarto do salário mínimo. O programa também se destina a pessoas com deficiência, que devem comprovar tal condição e apresentar uma renda familiar igualmente baixa para serem elegíveis.

Além disso, é importante deixar claro que o Benefício de Prestação Continuada não se trata de uma aposentadoria. Ou seja, até mesmo aqueles que não contribuíram para o INSS podem solicitar o benefício.

O processo de solicitação pode ser realizado de maneira descomplicada através do aplicativo “Meu INSS” ou pelo site da autarquia, onde o interessado deve selecionar a opção “Novo Pedido” e, em seguida, “Benefício Assistencial”.

Após o requerimento, é possível acompanhar o andamento do processo pelo aplicativo na aba “Meus Benefícios” ou pelo telefone fixo na Central 135.