O 13º salário é sempre aguardado com muita expectativa pelos milhões de brasileiros que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, até o momento, o calendário oficial para o pagamento da primeira parcela em 2025 ainda não foi divulgado. Mesmo assim, muitos segurados já estão se organizando financeiramente, esperando uma possível antecipação do benefício, como ocorreu nos últimos anos.
O que sabemos até agora?
Até agora, não há uma data oficial, mas em anos anteriores o governo optou por antecipar o pagamento do 13º salário, o que foi visto com bons olhos por beneficiários que puderam usar esse valor extra para quitar dívidas e realizar compras planejadas.
Em 2023 e 2024, por exemplo, o pagamento foi dividido em duas parcelas, sendo a primeira liberada entre abril e maio.
Beneficiários podem consultar seus pagamentos no Meu INSS
Quem deseja acompanhar o valor e o status do seu benefício pode consultar diretamente o aplicativo Meu INSS ou o site oficial da instituição.
Além disso, dúvidas e mais informações podem ser acessadas pela Central 135, que funciona de segunda a sábado.
Por que é importante acompanhar as datas de pagamento?
- Planejamento financeiro: Saber quando o pagamento será feito ajuda os beneficiários a se organizarem, evitando imprevistos e permitindo maior controle sobre os gastos.
- Direito garantido: Acompanhar as notícias e comunicados do INSS garante que o segurado esteja ciente dos seus direitos e receba seu benefício no prazo correto.
Possibilidade de antecipação do 13º salário em 2025
Embora o calendário de 2025 ainda não tenha sido divulgado, não é descartada a chance de uma nova antecipação do 13º salário. Isso poderia ajudar muitos brasileiros a enfrentar a inflação e a alta dos custos de vida, especialmente após um ano desafiador.
Como solicitar sua aposentadoria?
Se você ainda não é aposentado e deseja iniciar o processo, é preciso reunir alguns documentos, como:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de trabalho;
- Extrato do FGTS.
A solicitação pode ser feita pelo site ou aplicativo ‘Meu INSS’.