Tenho medo de abrir conta achando que é tudo grátis e depois descobrir cobrança em saque, transferência ou outros serviços. Podem me ajudar nisso?
Eu também tinha esse receio quando comecei a usar banco digital, mas na prática vi que a maioria não tem “tarifa escondida”, e sim algumas cobranças específicas que aparecem dependendo do uso, tipo saque em caixa eletrônico ou segunda via de cartão.
No geral, transferência via Pix é gratuita e TED também costuma ser, mas saque normalmente tem limite de gratuidade por mês, então o segredo é sempre ler as condições antes para não ser pego de surpresa.
Olha, não diria que tem tarifa escondida, mas tem coisa que muita gente não presta atenção e depois acha que foi enganado, principalmente saque e serviços mais “tradicionais” de banco.
Uso Nubank e Inter há um tempo e nunca tive cobrança inesperada, mas no caso do Nubank, por exemplo, tem sim tarifa para saque, então se a pessoa usa bastante esse tipo de serviço pode acabar pagando e achando que foi surpresa; no fim, é mais questão de ler as condições do que propriamente pegadinha.
Não diria que existem tarifas escondidas, mas alguns serviços específicos podem ter cobrança, como saques ou emissão de certos boletos, então vale sempre conferir a tabela de tarifas antes de abrir a conta. No geral, Pix, transferências e manutenção costumam ser gratuitos, mas tudo depende de como você usa a conta no dia a dia.
Se você está pensando em abrir conta em um banco digital, recomendo muito ver esse vídeo porque ele explica bem o que cada banco oferece e ajuda a evitar surpresas:
Eu acho que hoje em dia banco digital é até mais claro do que banco tradicional nesse ponto, porque tudo fica dentro do app e você consegue ver qualquer cobrança na hora.
O único ponto que vale atenção mesmo é saque e alguns serviços específicos, mas no geral, se você usa mais Pix e cartão, dificilmente vai pagar alguma coisa.
Essas dúvidas são super normais, principalmente para quem está acostumado com banco tradicional e começa a considerar os bancos digitais, já que o modelo é diferente e muita coisa que antes era cobrada passa a ser gratuita, o que gera desconfiança.
No fim, a principal diferença é que os digitais costumam ter menos tarifas e mais transparência, enquanto os tradicionais ainda cobram por vários serviços básicos.
Se você quer entender melhor essa comparação entre banco tradicional e banco digital, vale muito a pena assistir esse vídeo que explica bem as diferenças e ajuda a decidir: