Banco digital tem alguma tarifa escondida?

Tenho medo de abrir conta achando que é tudo grátis e depois descobrir cobrança em saque, transferência ou outros serviços. Podem me ajudar nisso?

5 curtidas

Eu também tinha esse receio quando comecei a usar banco digital, mas na prática vi que a maioria não tem “tarifa escondida”, e sim algumas cobranças específicas que aparecem dependendo do uso, tipo saque em caixa eletrônico ou segunda via de cartão.

No geral, transferência via Pix é gratuita e TED também costuma ser, mas saque normalmente tem limite de gratuidade por mês, então o segredo é sempre ler as condições antes para não ser pego de surpresa.

5 curtidas

Olha, não diria que tem tarifa escondida, mas tem coisa que muita gente não presta atenção e depois acha que foi enganado, principalmente saque e serviços mais “tradicionais” de banco.

Uso Nubank e Inter há um tempo e nunca tive cobrança inesperada, mas no caso do Nubank, por exemplo, tem sim tarifa para saque, então se a pessoa usa bastante esse tipo de serviço pode acabar pagando e achando que foi surpresa; no fim, é mais questão de ler as condições do que propriamente pegadinha.

5 curtidas

Não diria que existem tarifas escondidas, mas alguns serviços específicos podem ter cobrança, como saques ou emissão de certos boletos, então vale sempre conferir a tabela de tarifas antes de abrir a conta. No geral, Pix, transferências e manutenção costumam ser gratuitos, mas tudo depende de como você usa a conta no dia a dia.

Se você está pensando em abrir conta em um banco digital, recomendo muito ver esse vídeo porque ele explica bem o que cada banco oferece e ajuda a evitar surpresas:

6 curtidas

Eu acho que hoje em dia banco digital é até mais claro do que banco tradicional nesse ponto, porque tudo fica dentro do app e você consegue ver qualquer cobrança na hora.

O único ponto que vale atenção mesmo é saque e alguns serviços específicos, mas no geral, se você usa mais Pix e cartão, dificilmente vai pagar alguma coisa.

5 curtidas

Essas dúvidas são super normais, principalmente para quem está acostumado com banco tradicional e começa a considerar os bancos digitais, já que o modelo é diferente e muita coisa que antes era cobrada passa a ser gratuita, o que gera desconfiança.

No fim, a principal diferença é que os digitais costumam ter menos tarifas e mais transparência, enquanto os tradicionais ainda cobram por vários serviços básicos.

Se você quer entender melhor essa comparação entre banco tradicional e banco digital, vale muito a pena assistir esse vídeo que explica bem as diferenças e ajuda a decidir:

5 curtidas