Banco digital é seguro mesmo ou ainda é arriscado?

Estou pensando em usar mais banco digital, mas ainda tenho um pouco de receio de deixar meu dinheiro lá. Queria saber se realmente é seguro, como funciona a proteção do saldo e se tem algum risco maior em comparação com banco tradicional.

1 curtida

Eu também tinha esse receio no começo, principalmente por não ter agência física, mas depois de pesquisar melhor e usar um pouco, entendi são tão seguros quanto bancos tradicionais, desde que sejam instituições regulamentadas.

FGC (Fundo Garantidor de Créditos)

A primeira coisa importante é que muitos Bancos digitais no Brasil são autorizados pelo Banco Central. Além disso, vários deles têm proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que cobre até R$ 250 mil por CPF e por instituição em caso de quebra do banco.

Isso é exatamente a mesma proteção que existe em bancos tradicionais.

Segurança

Outro ponto é a segurança tecnológica. Os bancos digitais investem muito em proteção de dados, autenticação no app, biometria e validação em duas etapas, justamente porque tudo acontece online. Em muitos casos, eles até têm sistemas mais modernos do que bancos antigos.

Mas isso não significa risco zero. Existem alguns pontos que você precisa considerar:

• golpes e fraudes (principalmente engenharia social);

• bloqueios preventivos por segurança;

• dependência total do app e internet;

• suporte que pode demorar em situações urgentes.

Ou seja, o risco não está tanto no banco em si, mas em como você usa e protege sua conta.

Hoje eu faço assim:

• uso banco digital como principal;

• não deixo todo o dinheiro em uma única conta;

• ativo todas as proteções do app.

Então, é seguro sim, desde que seja um banco confiável e você use com cuidado. Não é mais arriscado por ser digital, mas exige mais atenção do usuário.

1 curtida

Eu acho seguro, mas não deixo tudo lá.

Prefiro dividir entre contas para reduzir risco, principalmente por causa de bloqueios que acontecem do nada.

1 curtida

Eu uso banco digital há anos e nunca tive problema. Pra mim, parece até mais seguro, mas entendo a preocupação. Aqui no fórum tem alguns tópicos sobre isso que pode te ajudar a entende melhor sobre Bancos digitais

https://netdinheiro.com.br/t/e-seguro-deixar-muito-dinheiro-em-banco-digital/115535

https://netdinheiro.com.br/t/qual-o-melhor-banco-digital-do-mundo/115015

https://netdinheiro.com.br/t/qual-o-melhor-banco-digital-para-guardar-dinheiro/115072

1 curtida

Eu tinha medo também, mas depois vi que a proteção do FGC é a mesma dos bancos tradicionais, então isso me deixou mais tranquilo. No fim, o risco não é o banco ser digital.

1 curtida

Oi, Laura! Tudo bem?

A segurança é realmente um ponto de atenção quando você vai decidir onde colocar seu dinheiro, mas também tem outros pontos que precisam ser vistos:

Ponto de atenção O que pode acontecer Como reduzir o risco
Segurança do celular Perda ou roubo pode dar acesso ao app Usar biometria, senha forte e bloqueio rápido
Golpes e fraudes Enganar o usuário para transferir dinheiro Nunca compartilhar códigos ou acessos
Bloqueios de segurança Conta pode ser travada temporariamente Evitar movimentações suspeitas e manter dados atualizados
Suporte limitado Demora para resolver problemas Usar bancos com bom atendimento e ter backup
Limites de transação Dificuldade em movimentar valores altos Ajustar limites previamente no app
Instabilidade do sistema App fora do ar em momentos críticos Ter outra conta como alternativa
Concentração de dinheiro Risco maior se algo der errado Dividir valores entre contas/investimentos

Banco digital é seguro, mas exige mais atenção do usuário no dia a dia.

A principal diferença não é a segurança do banco, e sim como você gerencia os riscos usando tecnologia.