A contratação de empréstimos deste tipo eram comuns em 2022. Será que este tipo de empréstimo ainda está disponível este ano?
O consignado do Bolsa Família foi uma experiência oferecida aos beneficiários do programa durante o ano de 2022, em parceria com bancos e instituições financeiras privadas.
Como em outros empréstimos deste tipo, parte dos valores ficam retidos na fonte para o pagamento das parcelas do empréstimo, o que acabou gerando inconvenientes para estas pessoas.
Vamos entender o que se sabe no momento sobre o consignado do Bolsa Família e outros benefícios que estas pessoas passaram a ter no ano de 2024.
Ainda existe a chance de contratar o consignado do Bolsa Família em 2024?
Até o presente momento, o consignado do Bolsa Família está cancelado, e provavelmente será definitivo. O motivo para tal, de acordo com o STF, é a alta taxa de beneficiários inadimplentes e enfrentando novamente grande insegurança alimentar graças aos descontos.
Se considerarmos que o benefício do Bolsa Família só é concedido a pessoas de extrema baixa renda e que os valores oferecidos não são suficientes para uma margem consignável e uma sobrevivência decente, faz sentido o consignado do Bolsa Família ter sido cancelado.
Mas não é porque este benefício aos participantes do Bolsa Família foi cancelado que o programa não teve novidades. Na realidade, houveram excelentes notícias para estes beneficiários em 2024.
Sai empréstimo, entra o perdão do Minha Casa Minha Vida
Mesmo sem o consignado do Bolsa Família, estas pessoas tiveram excelentes notícias entre 2023 e 2024, com todos os contratos de financiamento do Minha Casa Minha Vida oferecidos às pessoas participantes destes programas sendo quitados.
Novamente, a linha de raciocínio parte do caso de que estas pessoas precisam do dinheiro oferecido pelo governo para o básico, portanto mesmo que o valor pago nos financiamentos fosse pouco, ele já impactava negativamente no orçamento familiar.
Com essas quitações, ainda veio mais uma novidade. Participantes do Bolsa Família e do BPC têm prioridade em Programas habitacionais pelo Minha Casa Minha Vida, podendo receber moradias gratuitamente dentro do programa.
Com essa mudança de paradigma, o governo federal tenta criar um impacto positivo de longo prazo na vida destas famílias, acabando com o martírio do aluguel e dando a elas a chance de crescer com a ajuda dos valores oferecidos pelo programa.
Se você é beneficiário do Bolsa Família, procure o CRAS mais próximo da sua casa para se informar com mais detalhes sobre os empreendimentos disponíveis para a sua região e aproveite esta chance.