Quem precisa fazer a prova de vida em 2025?

Sou aposentado e ouvi que em 2025 mudou o prazo ou a forma de fazer a prova de vida do INSS. Quem exatamente precisa fazer a prova de vida este ano e como posso realizá-la de forma segura e prática?

5 curtidas

Em 2025, todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem realizar a prova de vida para assegurar a continuidade do pagamento dos seus benefícios.

4 curtidas

Sim, em 2025 a prova de vida continua obrigatória para todos os aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem pagamentos contínuos do INSS.

A grande diferença é que agora o processo é feito, na maioria dos casos, de forma automática, sem a necessidade de sair de casa.

O INSS cruza informações com outras bases de dados do governo, como registros de vacinação, uso do SUS, votação e emissão de documentos. Se houver alguma atividade recente em seu nome, sua prova de vida já será considerada válida sem que você precise fazer nada.

Mas atenção se o INSS não conseguir confirmar sua vida automaticamente, você será notificado oficialmente (pelo app Meu INSS, ligação, e-mail ou carta) e precisará fazer a comprovação manualmente, que pode ser feita de forma digital pelo aplicativo Meu INSS, usando reconhecimento facial pelo celular ou, em último caso, presencialmente em uma agência.

Recomendo dá uma olhada neste vídeo, para entender melhor:

5 curtidas

Sou pensionista e estava na dúvida também, mas fui atrás e descobri que todos os beneficiários do INSS que recebem pagamentos mensais precisam fazer a prova de vida.

4 curtidas

Se o INSS conseguir comprovar sua vida por esses registros, você nem precisa fazer nada. Mas, se não for possível, eles te notificam para fazer manualmente, pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente.

4 curtidas

Pelo que vi no site do INSS e em alguns artigos, quem precisa fazer a prova de vida em 2025 são todos os segurados que recebem benefícios contínuos da Previdência.

4 curtidas

Só quem não tem movimentação recente é que vai ser chamado pra fazer de forma manual.

Se for o caso, dá pra fazer pelo aplicativo Meu INSS com reconhecimento facial, sem sair de casa. Achei bem prático.

4 curtidas

Todos os aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios permanentes do INSS ainda precisam fazer a prova de vida.

A diferença é que, nesse ano, ela pode ser feita automaticamente se houver algum registro recente do beneficiário em serviços públicos.

4 curtidas

Pelo que andei lendo, a prova de vida é obrigatória pra todo mundo que recebe benefício contínuo do INSS, sim.

4 curtidas

Isso inclui aposentados, pensionistas, e quem recebe auxílio-acidente ou benefício por invalidez, por exemplo.

4 curtidas

Confiram esses conteúdos aqui abaixo:

https://netdinheiro.com.br/t/quem-mora-sozinho-tem-algum-beneficio-do-governo/115531/11
https://netdinheiro.com.br/tag/aposentadoria
https://netdinheiro.com.br/t/beneficio-pe-de-meia-pagamento-retroativo-comeca-em-18-de-junho-veja-os-criterios/115512/10

4 curtidas