@Dayane_Souza, quando a gente não paga o valor total da fatura do cartão de crédito, entramos no que é chamado de crédito rotativo.
E olha, isso pode ter algumas consequências bem grandes e prejudiciais para nossa saúde financeira, por exemplo:
Juros do crédito rotativo
A primeira coisa que acontece é que começam a ser cobrados os juros do crédito rotativo sobre o valor que não foi pago.
Esses juros são bem mais altos do que a gente costuma ver em outras formas de crédito. Só pra você ter uma noção, nessa imagem tem algumas informações sobre o juros do rotativo do cartão de algumas instituições:
[center]
[/center]Então, se eu deixo de pagar parte da fatura, no mês seguinte, essa dívida vai crescer bem mais rápido do que eu gostaria.
Tem alguns tópicos aqui na nossa comunidade que podem te ajudar a entender melhor sobre o assunto.
Impacto no score de crédito
Outra consequência é o impacto no meu score de crédito. As empresas de crédito monitoram se a gente paga as contas em dia e quanto da nossa linha de crédito a gente está usando.
[center]
[/center]Se eu começar a pagar só o mínimo ou deixar de pagar, isso pode fazer meu score cair.
Com um score mais baixo, fica mais difícil conseguir créditos futuros e, quando conseguir, os juros provavelmente serão mais altos.
Dificuldade em controlar as finanças
Além disso, não pagar o total da fatura pode se tornar uma bola de neve.
Hoje eu posso deixar de pagar um pedaço pensando que no mês seguinte vou conseguir quitar tudo, mas com os juros altos, a dívida aumenta e pode ficar fora de controle rapidinho.
Isso sem contar que pode me levar a cortar gastos essenciais ou a contrair novas dívidas para cobrir as antigas.
Possíveis penalidades
E não para por aí, alguns bancos ainda podem aplicar outras penalidades, como a redução do meu limite de crédito ou até mesmo o cancelamento do cartão se isso se tornar um padrão.
Então, a minha dica é tentar sempre pagar o total da fatura do cartão de crédito. Se estiver difícil, melhor buscar outras formas de crédito com juros mais baixos ou mesmo renegociar a dívida diretamente com o banco, que pode oferecer condições um pouco mais amenas.
Ficar de olho nas finanças e evitar o crédito rotativo é essencial para manter a saúde financeira em dia!
Por fim, eu ainda recomendo a leitura desse tópico do Fórum Net Dinheiro, pois você vai ter uma noção maior a respeito dos juros dos
Cartões de Crédito.